Para criar a nova carta do restaurante Drogaria, João Hipólito inspirou-se nas suas raízes da Beira Baixa e reinventou as receitas de família.
É o resultado de «aliar o sabor da gastronomia tradicional portuguesa às melhores técnicas da alta gastronomia moderna» – o mais recente menu do Drogaria foi criado pelo chef consultor João Hipólito, com “ingredientes” familiares.
«Gosto muito de seguir as receitas da minha mãe e da minha avó e reinventá-las, trazendo-lhes modernidade e técnica. Essa foi uma das razões que me levou a abraçar o projecto do Drogaria como consultor», explica o chef, que também dá preferência aos produtos nacionais.
Segundo João Hipólito, por exemplo, o peixe e o marisco portugueses «são de uma qualidade e frescura extraordinárias»; o chef acabou ainda por usar produtos típicos de Inverno, seus conhecidos: «Castanhas, carnes de caça ou cogumelos, que fazem também a ligação à minha origem, à região de Castelo Branco, mais concretamente a São Vicente da Beira».
Entre os novos pratos do Drogaria estão as entradas Croquetes de Bacalhau com Natas, Lírio dos Açores (escabeche, quinoa crocante e molho ponzu de citrinos do Algarve) e a Tiborna de Cogumelos da Época (com castanhas, queijo de Nisa e gema de ovo biológico).
Nos principais, o destaque vai para Polvo na Grelha, Lasagna de Caça e Presa de Porco Preto com Castanhas de Trás-os-Montes, Pêra Rocha e Nabiças (foto de destaque); para quem segue uma dieta vegetariana, João Hipólito sugere Gnocchi de Abóbora Hokkaido com Requeijão, Nozes Caramelizadas e Salva.
Além de João Hipólito como consultor, o Drogaria (que fica na zona da Av. Infante Santo, em Alcântara) conta com o chef João Caio, de 24 anos, à frente da cozinha. Para reservas, pode usar o número de telefone 210 145 528; o menu completo pode ser visto aqui.