Novo Top 10 dos melhores vinhos portugueses tem dois brancos açorianos; nos tintos, o melhor é do Dão

@Fabrice Demoulin
@Fabrice Demoulin

Na edição de 2023 do Essência do Vinho foram avaliadas cerca de sessenta referências em prova cega. O resultado é um novo top 10 com tintos, brancos, fortificados e um colheita tardia.

Açores, Madeira, Douro, Dão e Tejo: estas são as regiões que passam a estar no Top 10 dos melhores vinhos portugueses da Revista de Vinhos, a organizadora deste evento que aconteceu este fim-de-semana no Palácio da Bolsa (Porto).

Sem qualquer referência do Alentejo, este novo top inclui dois vinhos brancos dos Açores, um tinto e um branco do Douro e dois do Tejo. A Madeira tem um representante fortificado, juntamente com um Porto e um Moscatel do Douro.

Estes vinhos foram escolhidos com base numa prova cega feita por um júri internacional composto por «quatro dezenas de especialistas»; ao todo, participaram, cerca de sessenta referências, as que tiveram as melhores pontuações de 2022, na revista, entre «mais de seis mil vinhos» provados.

Aqui fica o top 10 completo, pela pontuação que os vinhos tiveram dentro das quatro categorias.

COLHEITA TARDIA
1.º – Falcoaria Colheita Tardia 2016 (Tejo).

BRANCOS
1.º – Pé do Monte Reserva Arinto 2020 (Açores – D.O. Pico);
2.º – Vinha dos Utras 2020 (Açores – D.O. Pico);
3.º – Quinta da Rede Reserva da Família 2012 (Douro).

TINTOS
1.º – Líquen Alfrocheiro 2020 (Dão);
2.º – Tecedeiras Único 2019 (Douro);
3.º – Encosta do Sobral Grande Reserva 2019 (Tejo).

FORTIFICADOS
1.º – Blandy’s Bual 1972 (Vinho da Madeira);
2.º – Sandeman Old Tawny Porto 50 Anos (Vinho do Porto);
3.º – Adega de Favaios Moscatel do Douro 1989 (Douro).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].