5 razões para alugar em vez de comprar carro

Pexels
©Pexels

O renting de carros usados chegou para ficar e consiste numa alternativa inteligente à aquisição de viatura própria. Alugar carro deixou de ser algo que os portugueses fazem apenas quando vão de férias, já que há cada vez mais condutores que preferem alugar em vez de comprar carro.

O renting de carros funciona de forma muito simples: os clientes pagam uma quota mensal pré-definida e passam a ter acesso a uma viatura que podem usar como se fosse sua. Virtualmente todos os custos associados são da responsabilidade do serviço de renting, incluindo reparações, impostos, e revisões. Mas quais são as vantagens de optar pelo renting de carros usados?

Neste artigo, vamos explorar de que modo o renting de carros usados pode revolucionar a maneira como os portugueses vivem o seu dia a dia e partilhar cinco boas razões pelas quais todos devem alugar em vez de comprar carro.

1. Acesso a melhores modelos de carros

Ter acesso a modelos de carros com melhor desempenho, maior conforto, e um consumo energético mais eficiente são algumas das razões pelas quais as pessoas compram carro. No entanto, o processo de compra de um carro pode ser extremamente moroso, stressante, e caro.

Felizmente, existe uma maneira de ter acesso a modelos de carros modernos de forma acessível e quase instantânea: o renting carros usados.

Os carros usados disponibilizados pelos principais serviços de aluguer não são totalmente novos, mas incluem modelos muito recentes e em excelentes condições. Por este motivo (e também devido aos baixos preços de aluguer), o renting de carros permite que os condutores tenham acesso a carros de qualidade que nunca estariam ao seu alcance de outra maneira.

O processo também é, em norma, mais expedito. Os condutores demoram entre várias horas e três semanas a completar a aquisição de um carro novo ou usado, mas podem escolher de entre várias viaturas disponíveis para aluguer (e finalizar o processo de renting) em menos de um dia. Além disso, existem vários serviços de renting de carros 100% online.

2. Maior facilidade em trocar de carro

Se comprar carro é um processo complicado, então trocar de carro é ainda mais difícil. No momento de comprar um carro novo, os condutores são forçados a livrar-se da sua velha viatura, e fazê-lo pode ser mais frustrante do que parece. O mercado de venda de carros usados encontra-se relativamente saturado e nem sempre é fácil arranjar compradores. Além disso, poucos estão dispostos a pagar um preço justo por um carro usado, mesmo que este se encontre em boas condições.

O renting de carros usados oferece aos condutores a possibilidade de trocar de carro sem complicações. Para quê ter de fazer o papel de vendedor de carros usados quando é possível simplesmente alugar um carro por um ou mais meses e devolvê-lo à empresa de renting quando chega a altura de mudar?

3. Menos preocupações, mais tempo livre

Ter viatura própria acarreta muita responsabilidade. Existem tantas coisas às quais os condutores têm que estar atentos que pode ser agoniante manter um carro legal, em dia, e com todas as revisões em ordem. Felizmente, alugar em vez de comprar carro permite-nos desfrutar das principais vantagens de ter viatura própria, mas sem a responsabilidade acrescida.

Os principais serviços de renting de carros usados assumem toda a responsabilidade pela sua frota de veículos, garantindo o pagamento de todos os impostos, revisões, e reparações necessários. Além disso, os carros disponíveis para aluguer tendem a contar com um seguro contra todos os riscos pré-incluído, o que significa que os condutores podem poupar centenas de euros em seguros todos os anos.

4. Mais liberdade

Esta vantagem de alugar em vez de comprar relaciona-se com todas as que listámos acima, mas é uma das mais importantes. Um dos principais problemas de comprar carro é que fazê-lo é como dar início a um grande compromisso. Segundo sites como o Bankrate, os condutores demoram, em média, 24 a 60 meses a pagar os seus carros. Com o renting de carros usados, compromissos a longo-prazo não são necessários.

A muda vida de um dia para o outro, e pode mudar radicalmente num prazo de 24 a 60 meses. Se tem dúvidas relativamente ao seu futuro, mas precisa de um carro novo urgente, não se comprometa: alugue em vez de comprar.

5. Menor impacto ambiental

Sim, alugar carro em vez de comprar também é bom para o ambiente. Ao alugar, está não só a ajudar-se a si próprio mas também ao planeta, que se encontra cada vez mais ameaçado pelo flagelo do aquecimento global.

Alugar em vez de comprar carro ajuda o ambiente porque faz com que existam menos carros em circulação, com que mais condutores utilizem modelos de carro recentes (que são mais eficazes do ponto de vista energético), e com que menos carros sejam manufaturados.

É difícil de medir exatamente qual o impacto ambiental do renting de carros usados. Contudo, se todos alugassem em vez de comprar, não existem dúvidas de que tal levaria a uma redução radical da emissão de gases tóxicos.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.