As duas marcas “irmãs” anunciaram quase ao mesmo tempo que os seus próximos automóveis serão os «primeiros» modelos do mundo a receber a próxima geração de navegação Google.
O SUV eléctricos Volvo EX90 e Polestar 3 serão, segundo ambas as marcas, os primeiros automóveis a integrar os mapas HD da Google. Em ambos, estes mapas vão tirar partido das tecnologias de assistência à condução e segurança, como os radares e as câmaras que analisam a área envolvente.
«Para melhorar ainda mais as tecnologias de condução assistida com vista ao futuro da condução autónoma, é necessário reconhecer o ambiente em detalhe. Os novos mapas HD da Google foram concebidos especificamente para marcas automóveis capazes de fornecer informações rodoviárias altamente detalhadas e actualizadas», explica a Volvo.
Esta nova geração de mapas tem ainda os olhos postos numa tendência do mundo automóvel, a condução autónoma: «Em conjunto de sensores constituído por um lidar integrado no tejadilho, radares, câmaras e sensores ultrassónicos, será capaz de melhorar ainda mais a compreensão que o automóvel fará do ambiente circundante.
De acordo com Volvo e Polestar, os mapas HD da Google são «altamente precisos e têm detalhes que normalmente não estão disponíveis nos mapas tradicionais»; além disso, conseguem «reconhecer ainda melhor a sinalização das faixas de rodagem e determinados objectos localizados, onde se incluem os sinais rodoviários».
O Polestar 3 chega no quarto trimestre de 2023 à Europa, com Portugal na lista; este automóvel, com uma autonomia de 610 km, vai ter um PVP a rondar os 96 mil euros. Já o Volvo EX90, “entra em cena” nos primeiros meses de 2024, com um preço base de 108 mil euros.