Dos cocktails sem nome à bifana de porco preto em focaccia: há novidades no menu do 18.68

Este restaurante tem os cocktails divididos por categorias: entradas, para beber enquanto comemos e para terminar a refeição.

©Manuel Manso
©Manuel Manso

O 18.68 Cocktail Bar renovou o menu com a entrada de mais bebidas e petiscos, criados pelo chef Bruno Rocha e pelo barman Tiago Santos.

Beber um cocktail de autor acompanhado de uma bifana de porco, pizza naan ou um folhado de cogumelos japoneses, no «quartel de bombeiros voluntários mais antigo do País».

Este pode ser um dos cenários no 18.68 Cocktail Bar, em Lisboa (no Largo Barão de Quintela, Chiado) – este restaurante acaba de renovar a carta com mais bebidas e pratos.

O principal destaque será mesmo a bifana de porco, aqui servida entre «fatias de foccacia de massa mãe e acompanhada com uma nesga de maionese de camarão».

Na lista de novidades criadas pelo chef Bruno Rocha, cabem ainda shabu-shabu de gambas e umeboshi, folhado de cogumelos japoneses e cacau, xerém de bacalhau fresco e percebes, cenouras à algarvia, quinoa e pizza naan ou a barriga de atum, óleo de manjericão e torresmos.

©Manuel Manso
©Manuel Manso | O cocktail 2, aqui com as cenouras à algarvia, quinoa e pizza naan, é um dos destaques da carta.

Para beber, a lista de cocktails divide-se em clássicos ( Old Cuban, Madeira Cobbler e Sazerax) e nos de autor, idealizados por Tiago Santos – estes, não têm nome, sendo apenas identificados por números e distribuídos por três categorias: Maçaricos (uma espécie de entrada), Sotas (para beber com a comida) e Rescaldo (a beber no final da refeição).

Aqui, o 18.68 Cocktail Bar sugere o número 2, feito com «cereja do Fundão conservada em vodka e vermute»; o 19, com destilados não-alcoólicos; e o 10, com gengibre e tequila. Aos cocktails juntam-se ainda, por exemplo, vinhos naturais.

O 18.68 Cocktail Bar fica no antigo quartel dos bombeiros voluntários de Lisboa do Largo Barão de Quintela e está aberto de Terça a Sábado, entre as 18 e a 1 hora. As reservas podem ser feitas pelo 213 408 263.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].