É uma subida astronómica no valor dos prémios do Novos Talento Fnac, em relação ao que até agora era habitual: este ano, o vencedor de cada uma das seis categorias recebe dez mil euros.
De 1500 euros (em 2022), o valor monetário atribuído aos vencedores dos melhores trabalhos de música, escrita, videojogos, cinema, ilustração e fotografia é quase sete vezes maior. Ou seja, este ano, o Concurso Novos Talentos Fnac vai dar 60 mil euros em dinheiro.
A este prémio monetário, junta-se a oferta de equipamentos, igualmente para as menções honrosas: por exemplo, na Fotografia, serão dadas impressoras HP e máquinas Fujifilm. Na Ilustração entram os conjuntos da Faber-Castell e, quem vencer na Escrita, recebe um leitor de e-books Kobo, além de um workshop na Escrever-Escrever.
Os melhores em Cinema vão poder frequentar um workshop de cinema na Universidade Lusófona; já nos Videojogos, o prémio “físico” é uma cadeira de gaming Omen Citadel, a que se junta a presença garantida na Loading Zone na Lisboa Games Week.
Como sempre, os três autores/intérpretes das músicas que tiverem nota máxima do júri vão entrar no disco Novos Talentos Fnac 2023 e «farão parte do alinhamento do festival Fnac Live» deste ano.
As inscrições devem ser feitas em fnac.pt/novostalentos até dia 30 de Abril; no mesmo site estão todas as informações sobre o concurso.