João Pupo Lameiras volta a assinar uma carta de um restaurante de Marta Almendra. O conceito gira à volta de petiscos vegetarianos para partilhar, disponíveis durante todo o dia.
Espécie, Cruel e, agora, o Outra Espécie. O terceiro restaurante de Marta Almendra no Porto fica na zona do Jardim da Cordoaria e «abraça o vegetarianismo, em jeito de cantina»; a carta foi criada por João Pupo Lameiras, o mesmo chef dos outros dois espaços.
«A ideia é que qualquer pessoa, vegetariana ou não, possa visitar-nos durante o dia e, mediante o seu apetite, sentar-se à mesa e aventurar-se numa experiência saborosa, com um ou mais pratos. No fundo, trata-se de uma cantina vegetariana, um espaço aberto e descomprometido», descreve a responsável.
O menu do Outra Espécie é inspirado na «gastronomia do mundo» e «mais de metade dos pratos são vegan»; aqui, não existem «divisões entre entradas e pratos» – apenas as sobremesas estão à parte. Contudo, há doses maiores e mais pequenas.
Entre estas últimas estão, por exemplo, o Tofummus (humus de tofu), o Crumble de Queijo de Cabra, Beterraba Assada com Especiarias e Iogurte Grego e um prato emprestado do Espécie: o KFC (Korean Fried Couve-flor), couve-flor coreana frita com molho picante, ceboleto e sésamo.
Nos pratos com doses maiores, João Pupo Lameiras sugere o Katsu Sando de Beringela, a Sanduiche de Grilled Cheese, os Baos de Shiitake ao Vapor e o Chili de Feijão, Milho e Batata Doce. Para sobremesa, o Outra Espécie tem, por exemplo, Creme de Horchata Queimado e Tarte de Manteiga de Amendoim.
O Outra Espécie está aberto todos os dias das 12:30 às 22:30 (às Sextas-Feiras e Sábados fecha às 23:30) – o menu completo pode ser visto aqui. As reservas podem ser feitas pelo 964 249 974.