Chanel e Louis Vuitton em segunda-mão: Efforie é o novo marketplace português de produtos de luxo

No site, os produtos são classificados tendo em conta a condição - 'Novo', 'Como Novo', 'Ótimo Estado'; as fundadoras garantem que nunca vão aceitar produtos «em mau estado».

©Efforie

Portugal tem várias plataformas de compra de produtos em segunda-mão e, mesmo nos artigos de luxo, há sites especializados – a Efforie é o mais recente player neste mercado.

Quartier Latin, La Petite Coquette, Vintega e Joli Closet têm uma nova rival no “campeonato” da venda de artigos de luxo em segunda mão: a Efforie.

Este marketplace de produtos de luxo, criado por Bruna de Castro e Diana Pinto Guimarães, tem como objectivo «disponibilizar uma solução simples para vender, trocar ou comprar um acessório de luxo que está a precisar de uma segunda vida».

©Efforie
©Efforie | O site tem descontos que podem chegar quase aos 700 euros.

A escolha do nome é explicada pelas fundadoras: «Começámos por experimentar junções de palavras que nos faziam sentido ou até mesmo criar acrónimos e siglas. Efforie surgiu depois de uma vasta lista de tentativas e, para nós, significa exclusividade, elegância e delicadeza, representando também o esforço (effort) que de uma maneira geral todas as mulheres fazem, dia após dia».

Qualquer pessoa que tiver uma mala Chanel, Hermés, Dior ou Louis Vuitton pode “ajudar” a aumentar o portfólio da Efforie. Tal como acontece noutras plataformas, é possível vender produtos de luxo, embora não seja possível fazê-lo de forma directa como acontece na Vinted ou no OLX, por exemplo.

Aqui, é preciso enviar um e-mail com dados sobre malas, carteiras ou outros acessórios de marcas de luxo que queiramos vender e esperar por uma proposta das fundadoras. Além destas vendas de «pessoas particulares», a Efforie tem ainda outro método para criar stock: a aquisição de «produtos novos de colecções passadas».

«Num mundo repleto de novidades e tendências, queremos apelar a um consumo mais consciente, criando assim um ciclo de compra e venda, que permita a todas as apaixonadas por moda de luxo estar sempre no seu melhor, com pouco ou nenhum desperdício», explicam Bruna de Castro e Diana Pinto Guimarães.

No site, os produtos são classificados tendo em conta a condição – ‘Novo’, ‘Como Novo’, ‘Ótimo Estado’; as fundadoras garantem que nunca vão «aceitar produtos em mau estado ou que não permitam a verificação da sua autenticidade». Segundo Bruna de Castro e Diana Pinto Guimarães, o processo de «avaliação e selecção é feito exclusivamente» pela Efforie.

©Efforie Chanel
©Efforie | Esta mala Chanel é o artigo mais caro do site: custa menos 670 euros em relação ao PVP original.

Actualmente, há apenas treze produtos, entre os quais malas Chanel Boy Medium Black (5130 euros), Saint Laurent Lou Mini Bag (899 euros), Louis Vuitton Palm Springs Backpack Mini (1350 euros) ou um cinto Valentino (298 euros).

Para o futuro, Bruna de Castro e Diana Pinto Guimarães já têm planos definidos e querem ir além do online: «Prevemos abrir lojas em Braga e no Porto, sempre com foco em acessórios de luxo».


NDR: artigo actualizado às 15:57 de 23/12/2022 com informação complementar sobre a escolha do nome, o método de angariação de stock e o processo de avaliação dos produtos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].