Wede, a nova app nacional de delivery onde também podemos encomendar… chefs para cozinhar em casa

A Wede só está disponível em onze localidades nacionais - oito são no Alentejo.

©TRENDY Report
©TRENDY Report

A Wede é uma app portuguesa que se foca na entrega de produtos de mercearia, refeições de restaurantes e serviços de beleza/bem estar.

Ainda está muito no início, tem alguns problemas (o principal é a falta de opções), mas já pode ser descarregada e usada: a app Wede (acrónimo de ‘we delivery’ – nós entregamos). ‘Usada’ pode ser uma força de expressão: no teste que fizemos, encontrámos uma app praticamente vazia de opções.

Uma vez que a Wede está apenas disponível em Grândola, Évora, Reguengos de Monsaraz, Comporta, Alcácer, Montemor-o-novo, Estremoz, Setúbal, Famalicão, Portalegre e São Miguel (Açores), tivemos de mudar a nossa localização para uma destas cidades para que fosse possível experimentar app.

Depois de termos escolhido Setúbal, encontrámos apenas dois restaurantes, ambos na Comporta: Museu do Arroz e Cavalariça, mas nenhum tinha produtos ou refeições para encomendar. Nesta cidade as categorias ‘Mercearia’, ‘Saúde e Bem-Estar’ e ‘Serviços’ estavam vazias.

©Wede / DR.
©Wede / DR. | Em Setúbal, só encontrámos dois restaurantes, ambos sem qualquer opção de encomenda.

Um dos argumentos da Wede é podermos “encomendar” um chef para fazer uma refeição em casa, uma tendência que foi algo popular durante a pandemia, em Portugal. Este serviço pode ser acedido através de um toque no cartão ‘Private Chef’ que está no ecrã principal da app e, aqui sim, há várias opções, correspondentes a vários tipos de cozinha, como africana, asiática, marisco e doces.

Contudo, não sabemos quais são os pratos que cada chef cozinha ou por quanto fica este serviço, uma vez que podemos apenas preencher um formulário com a descrição da nossa ideia, para um almoço, jantar ou evento.

©Wede / DR.
©Wede / DR. | A área ‘Private Chef’ é a única que parece funcionar; de resto mais problemas: a app mistura português com inglês em vários menus.

A Wede também acena com a possibilidade de pagamento em criptomoedas, mas não conseguimos perceber como é que isto funciona – ou, sequer, como é que adicionamos uma forma de pagamento à app, uma vez que, na área de clientes não existe uma opção que nos permita fazer isto.

Para já, esta app não consegue ser uma alternativa às que já estão no mercado, com dezenas de opções, mesmo nas dez cidades onde a Wede actua. A interface é confusa, há partes completamente vazias e muitas indicações em inglês, misturadas com português.

Talvez seja preciso dar mais um tempo à Wede, antes que se se assuma como uma opção capaz para quem estiver numa das dez cidades incluídas do “mapa” da app.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].