Marca portuguesa Projeto Serra tem novas camisolas que homenageiam os «artesãos das montanhas»

Gardunha, Aire, Marão e Monchique são as serras que dão o nome à nova colecção desta marca nacional.

©Projeto Serra
©Projeto Serra

Criada por três amigos, esta marca tem como objectivo financiar ofícios em vias de extinção com a venda de camisolas que têm nomes de serras nacionais.

A nova colecção da Projecto Serra já está na loja online da marca. Desta vez, Tiago Pinto, Ricardo Amaral e João Duarte criaram três novas camisolas e um casaco em «homenagem às tradições e ofícios» de outras serras nacionais.

Em 2021, a marca tinha anunciado os modelos Soajo (Alto Minho), Freita (Aveiro), Estrela (Beira Interior) e Pico (Açores); agora chegam as camisolas Gardunha, Aire, Marão e o casaco Monchique, sempre com a integração de malha reciclada

A Gardunha, em verde, é inspirada nos pastores: é feita em «malha sherpa» e tem um «bolso lateral em nylon com aplicação de fecho»; o preço é de 129 euros. Segue-se a azul Aire (115 euros), em fleece, onde a gola tem «fragmentos de Mantas de Aire», numa alusão aos tecideiros desta “arte”.

©Projeto Serra
©Projeto Serra | A gola da camisola Aire tem um detalhe com o um pedaço das mantas típicas desta serra – não há duas iguais.

Para a Marão (105 euros), a Projecto Serra, inspirou-se nas «cor tinta das uvas» e no ofício da tanoaria; esta camisola oversized é feita com malha polar e tem um capuz. Finalmente, o casaco Monchique (115 euros) dá «ênfase ao trabalho do marceneiro responsável pelas Cadeiras de Tesoura», é feito com malha polar, tem um fecho em «prata velha» e uma gola pregada ao capuz.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].