Ricardo Salsa: o chef “verde” que vai a nossa casa cozinhar uma refeição vegetariana – e ainda dá workshops

©Honest Home Food
©Honest Home Food

Chama-se Honest Home Food e é um projecto do chef Ricardo Salsa. A ideia é ir até casa para fazer almoços ou jantares vegetarianos privados para amigos ou família.

Ricardo Sala, ex-chef do Veganapati (um restaurante vegetariano e indiano de Lisboa que encerrou em Junho de 2020, ainda nos primeiros meses da pandemia), quer «ajudar o dia-a-dia das famílias assoberbadas» e levá-las numa «aventura gastronómica diferente».

Apesar de o modelo de chef em casa não ser novo em Portugal, Ricardo Salsa acredita que o Honest Home Food é um novo conceito de cozinha ao domicílio». A ideia passa, assim, por fazer jantares e almoços privados, apenas de cozinha vegetariana.

©Honest Home Food
©Honest Home Food

«Este projecto nasce da vontade de criar um momento gratificante na cozinha através da partilha do prazer de cozinhar, com total liberdade para explorar diferentes contornos gastronómicos adaptando-os à realidade do dia-a-dia de cada pessoa», explica Ricardo Salsa.

O serviço tem duas opções principais: uma em que o chef vai a casa, confeccionar refeições escolhidas pelo cliente a partir de um menu e outra em que Ricardo Salsa se torna um chef privado, em que o menu é proposto pela Honest Home Food.

Se escolhermos a primeira, há dois menus: um mini (três pratos, com cinco doses cada) por 75 euros; e o completo (cinco pratos, cinco doses) por 115 euros. Na segunda, um menu com entrada, prato principal e sobremesa fica por 45 euros por pessoa; com mais vinte euros, temos duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa.

©Honest Home Food
©Honest Home Food

Entre as sugestões que podem ser confeccionadas por Ricardo Salsa em casa estão Creme de Curgete e Hortelã, Salmão Braseado em Mel e Mostarda, Cannellonis de Cogumelos, Espinafres e Manjericão e Bolo de Banana, Canela e Nozes.

Outro dos serviços da Honest Home Food são os workshops do chef, onde os participantes «exploram as iguarias da comida vegetariana e comida típica portuguesa vegan, bem como sopas (tradicionais e asiáticas), molhos, entradas e sobremesas». Com a duração de três horas, custa 40 euros por pessoa.

O site da Honest Home Food tem o menu completo com todas as opções que podem ser cozinhadas pelo chef, assim como uma explicação mais detalhada do serviço. Para marcar um almoço ou jantar, pode usar o e-mail [email protected] ou o telefone 916 997 425.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].