Ténis amigos do ambiente: os Asics GEL-LYTETM III “gastam” menos de dois quilos de CO2 a serem feitos

Entre outros materiais, os ténis são feitos com polímeros de base biológica derivados em parte da cana-de-açúcar.

A Asics garante que estes são os ténis cuja produção teve a emissão de gases de estufa «mais leve de todos os tempos». Chegam às lojas em 2023.

A marca japonesa de desporto garante ter criado uns ténis responsáveis pela emissão de apenas 1,95 kg de CO2e (uma medida que faz equivaler todos os gases de estufa a dióxido de carbono). Contudo, ainda vamos ter de esperar, provavelmente mais de um ano, até os podermos comprar.

Os Asics GEL-LYTETM III CM 1.95 só chegam às lojas durante a temporada Outono/Inverno de 2023, mas já se sabem as principais características: a estrutura foi criada a partir de uma «fusão de polímeros de base biológica derivados em parte da cana-de-açúcar» e há uma «nova espuma negativa de carbono», parte da entressola e da palmilha.

©Asics
©Asics | O poliéster reciclado e polímeros criados a partir de cana-de-açúcar fazem parte das matérias-primas destes ténis.

A utilização de uma fita que permite «menos utilização de material e energia 100% renovável» e o «poliéster reciclado», são outros dos destaques. A Asics tem uma área no site dedicada a estes ténis – pode vê-la aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].