McPlant: o hambúrguer vegetal da Beyond Meat chegou às lojas McDonald’s em Portugal (vídeo)

O hambúrguer do McPlant é feito com «proteína de ervilha e arroz»; a maionese e queijo cheddar são de origem animal.

A McDonald’s tem nova versão de hambúrguer vegetariano. Em vez de carne, tem a “pasta” da Beyond Meat – mas inclui queijo e maionese, com ingredientes de origem animal.

Depois de o Burger King ter feito uma parceria com a Impossible Foods e a The Vegetarian Butcher para vender hambúrgueres vegetais, chega a vez de a McDonald’s fazer o mesmo: nesta cadeia de fast-food, é a Beyond Meat.

A novidade é o McPlant, um hambúrguer feito à base de «proteína de ervilha e arroz»; a acompanhar vem «tomate, alface, pickles, cebola, mostarda, ketchup, maionese e queijo cheddar»; contudo, estes dois últimos ingredientes são de origem animal.

©McDonalds
©McDonalds | Os valores nutricionais dos McPlant.

Em termos de valores nutricionais, o McPlant tem 452 calorias, 22 gramas de proteínas e 38 gramas de hidratos de carbono e 22 gramas de gorduras; comparando com o seu equivalente de carne de vaca, o McRoyal Deluxe, esta versão chega às 527 calorias, mas têm mais proteína: 29 gramas. Os hidratos de carbono também estão em quantidade mais baixa (33 gramas), mas as gorduras voltam a subir em relação ao McPlant: 30 gramas.

Para os fundamentalistas da dieta vegetariana, o McDonald’s faz uma ressalva sobre o processo de confecção: «O hambúrguer é cozinhado na mesma grelha que os produtos à base de carne, mas não em simultâneo e sempre com limpeza de placas entre rodadas».

©Uber / DR.
©Uber / DR. | O McPlant já pode ser pedido na Glovo e na Uber Eats com preços a começar nos 5,80 euros (sem taxas).

O preço do McPlant (que já pode ser pedido pela Uber e Glovo) é de 5,80 euros; no formato McMenu Grande fica por mais três euros e no McMenu simples, por mais dois.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].