A McDonald’s tem nova versão de hambúrguer vegetariano. Em vez de carne, tem a “pasta” da Beyond Meat – mas inclui queijo e maionese, com ingredientes de origem animal.
Depois de o Burger King ter feito uma parceria com a Impossible Foods e a The Vegetarian Butcher para vender hambúrgueres vegetais, chega a vez de a McDonald’s fazer o mesmo: nesta cadeia de fast-food, é a Beyond Meat.
A novidade é o McPlant, um hambúrguer feito à base de «proteína de ervilha e arroz»; a acompanhar vem «tomate, alface, pickles, cebola, mostarda, ketchup, maionese e queijo cheddar»; contudo, estes dois últimos ingredientes são de origem animal.
Em termos de valores nutricionais, o McPlant tem 452 calorias, 22 gramas de proteínas e 38 gramas de hidratos de carbono e 22 gramas de gorduras; comparando com o seu equivalente de carne de vaca, o McRoyal Deluxe, esta versão chega às 527 calorias, mas têm mais proteína: 29 gramas. Os hidratos de carbono também estão em quantidade mais baixa (33 gramas), mas as gorduras voltam a subir em relação ao McPlant: 30 gramas.
Para os fundamentalistas da dieta vegetariana, o McDonald’s faz uma ressalva sobre o processo de confecção: «O hambúrguer é cozinhado na mesma grelha que os produtos à base de carne, mas não em simultâneo e sempre com limpeza de placas entre rodadas».
O preço do McPlant (que já pode ser pedido pela Uber e Glovo) é de 5,80 euros; no formato McMenu Grande fica por mais três euros e no McMenu simples, por mais dois.