Depois da Louboutin, o artesão Fernando Rei voltou a criar uma mala – desta vez para uma marca portuguesa (vídeo)

Chama-se Gunta e é inspirada em Gunta Stölzl, uma artista têxtil de origem alemã, responsável pelo desenvolvimento da oficina de tecelagem da Bauhaus.

Fernando Rei, o artesão que já tinha criado uma mala para a marca do estilista Christian Louboutin, tornou-se parceiro da marca portuguesa Ownever.

Chama-se Gunta e é inspirada em Gunta Stölzl, uma artista têxtil de origem alemã, responsável pela oficina de tecelagem da escola de design e arte Bauhaus; apesar desta referência, a produção da mala foi 100% nacional.

Esta ideia foi da Ownever, que se associou artesão Fernando Rei, de Aboim da Nóbrega (Vila Verde, Braga), para criar uma mala totalmente em lã, com uma estrutura em “couro vegetal”: vegetable-tanned leather, como diz a marca.

A Gunta tem 18 x 26 cm (mais 7 de largura) e um bolso no interior, que pode servir para guardar o telefone ou pequenos acessórios, como maquilhagem. Fernando Rei teceu a matéria-prima desta mala de forma tradicional, com «métodos manuais»: o artesão lembra que esta é uma «arte portuguesa que se encontra em extinção».

Ainda assim, Fernando Rei parece estar a conquistar a atenção da moda internacional: em 2019 já tinha criado uma mala para Christian Louboutin, a Portugaba.

A Gunta já pode ser comprada no site da Ownever: custa 870 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].