Reguengos de Monsarraz, Bairrada e Douro: três programas de vindimas para experimentar este Verão

Um dia a apanhar uvas, a beber e a petiscar numa viagem de Norte a Sul de Portugal.

©Região da Bairrada

A época das vindimas está aí e há várias produtoras com programas para passar um dia a apanhar uvas, a beber e a petiscar. Escolhemos três: um no Norte, outro no Centro e um mais a Sul.

A seca que tem afectado Portugal fez com que algumas produtoras de vinhos antecipassem as vindimas – em algumas regiões, as uvas amadureceram de forma mais rápida que em anos anteriores.

Contudo, há quintas que vão manter esta actividade ao longo de Setembro, apesar de já haver vindimas preparadas para esta semana. Reunimos três produtoras que abrem esta actividade ao público e onde, além da apanha da uva, há petiscos e vinhos para provar.

1. Quinta do Pôpa // Douro

Começamos esta viagem vínica no Norte, com o programa Vindimas à do Pôpa – Especial 90 anos Vinhas Velhas, que apenas começa em Setembro. Dia 3 há uma actividade exclusiva para os membros do PôpaFriends Wine Club, mas depois as vindimas abrem para todos, sempre às Quartas e Quintas, a partir das 10:30.

©Quinta do Pôpa
©Quinta do Pôpa

O preço é de 150 euros, com este valor convertível em vinho, ou seja, no fundo estamos a comprar várias garrafas com o pretexto de ter acesso ao programa de vindimas deste produtor do Douro. Aqui, estão garantidas provas, visitas à adega e corte de uvas, para não fugir à tradição.
Reservas: quintadopopa.com

2. Caves do Solar de São Domingos // Bairrada

Na Anadia, há um mini-roteiro que passa por quatro locais relacionados com a produção de vinho. Com as marcações a poderem ser feitas entre Segunda a Sexta-Feira, a experiência começa no Espaço Bairrada da Curia, pelas 9:30, onde os participantes partem de carro para a vindima na Quinta de S. Lourenço.

©Caves do Solar de São Domingos
©Caves do Solar de São Domingos

Depois, a viagem continua: vamos até Óis do Bairro conhecer outra vinha e visitamos para São Mateus, onde é servido um espumante de honra e aperitivos; a experiência termina com um almoço nas Caves do Solar de São Domingos, com leitão à Bairrada e harmonização de vinhos – tudo por 75 euros.
Reservas: 231 519 680 ou [email protected]

3. Adega José de Sousa // Reguengos de Monsaraz

Depois do Douro e da Bairrada, chegamos à nossa última paragem: o Alentejo. O dia começam pelas 11 horas com uma welcome drink, mas depois começa o trabalho “duro”: na Adega José de Sousa vai ser possível participar no corte dos cachos, pisar a uva a pé e provar mostos.

©Adega João de Sousa
©Adega João de Sousa

Este programa, que começa a 20 de Agosto e termina a 18 de Setembro, pode incluir um almoço com gaspacho, empadas de galinha e folhados de carne; a alternativa é uma (mais) simples prova de três vinhos e a degustação de produtos regionais – enchidos, queijo, pão e azeite. A Adega José de Sousa oferece ainda uma t-shirt e um chapéu das vindimas; os preços começam nos 28 euros.
Reservas: 918 269 569 ou [email protected]

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].