Vinhos da Quinta do Pôpa passam a estar certificados pela BevVeg International com o selo Vegan Friendly

Vinhos Vegan ©Maksym Kaharlytskyi
Vinhos Vegan ©Maksym Kaharlytskyi

A BevVeg International atribuiu a certificação Vegan Friendly ao portfólio completo da produtora de vinhos do Douro Quinta do Pôpa. Em Portugal há várias referências com esta distinção.

A partir de Maio, os vinhos da Quinta do Pôpa começam a chegar às lojas com uma nova “marca”. A produtora do Douro vai passara a poder usar o BevVeg Vegan Trademark Symbol, um selo que certifica os vinhos como Vegan Friendly.

«Os vinhos da Quinta do Pôpa foram alvo de um processo de certificação exaustivo que permitiu atestar que o processo de produção vínica está isento do uso de produtos de origem animal», dizem os responsáveis.

Além de vinho, a BevVeg também certifica cerveja e é, juntamente como a Vegan Society, uma das organizações internacionais que o pode fazer. Em Portugal, esta última entidade já reconheceu vários vinhos da Ribafreixo Wines como ‘vegan friendly’.

À partida, pode ser difícil de perceber onde é que uma produtora pode usar elementos de origem animal nos vinhos, mas é o que acontece mesmo em algumas produções, que usam gelatinas de porco ou clara de ovo para acelerar a clarificação.

©Quinta Pôpa Vegan Friendly BevVeg

Em Portugal, há algumas bebidas que já receberam a certificação vegan, sendo que as cervejas fazem quase todas parte deste grupo. Em relação a vinhos, os da Quinta da Esteveira e da Quinta da Comenda, são alguns dos exemplos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].