O novo kit da LEGO é uma casa na árvore com 185 peças feitas com cana de açúcar

por • 21 Março, 2020 • Ecologia, LEGOComentários fechados em O novo kit da LEGO é uma casa na árvore com 185 peças feitas com cana de açúcar3373

Mais de um ano depois de a LEGO ter anunciado que iria começar a produzir algumas peças dos seus kits com base em polieteleno derivado de cana de açúcar, chega um set com dezenas de peças feitas com este método.

A ideia da LEGO é substituir o plástico derivado do petróleo por um polímero obtido através do processamento de cana de açúcar, uma estratégia e uma decisão que começou a dar pequenos passos durante 2018 e que agora tem o seu primeiro grande resultado.

Esta novidade é A Casa da Árvore da linha Ideas (21318) que tem vários elementos botânicos, principalmente as peças que representam as folhas da árvore, não só em verde, mas também em amarelo e castanho. Isto acontece para que, na época do Outono possamos trocar as cores das folhas, neste kit.

O polímero usado para fazer estas peças é obtido através do etanol produzido pela cana de açúcar, numa produção sustentável controlada e certificada por duas organizações ambientais: Bioplastic Feedstock Alliance e Bonsucro Chain of Custody.

Em concreto, o kit A Casa da Árvore tem 3036 e 185 peças LEGO são feitas a partir de cana de açúcar – este número pode parecer pouco (é apenas 6% do total), mas também é preciso perceber que este processo de fabrico tem apenas um ano e os custos ainda não são competitivos face ao plástico convencional, tal como a disponibilidade da matéria-prima.

O set 21318 da LEGO A Casa da Árvore (37 x 27 cm) começa a ser vendido a partir do dia 1 de Agosto com um preço de 199,99 euros e vem com quatro minifiguras: uma família com pai, mãe, dois filhos e ainda um pássaro.