MOTELX 2022: o festival de cinema de terror de Lisboa foca-se no cinema português, com o lançamento de um livro

Como já é tradição, os dias anteriores ao início oficial do MOTELX são de "aquecimento", de 1 a 3 de Setembro.

Na primeira edição pós-pandemia, o MOTELX conta com as habituais estreias nacionais de filmes de terror e chega a mais espaços de Lisboa; mas a grande novidade é a “transformação” do festival em livro.

O cinema de terror está de volta a Lisboa: entre 6 e 12 de Setembro, o São Jorge será a casa (mais uma vez) do MOTELX. Contudo, em 2022, há mais espaços que se juntam ao festival: Teatro São Luiz, Convento São Pedro de Alcântara e Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.

Em 2022, o MOTELX vai ter um foco especial no cinema de terror português. O festival será o palco do lançamento do livro O Quarto Perdido do MOTELX – Os Filmes do Terror Português (1911-2006), que conta a história da «cinematografia de terror lusitana desconhecida».

O nome do livro é o mesmo de uma das programações clássicas deste festival, que este ano homenageia o produtor de cinema Paulo Branco, que vai passar pelo MOTELX. No Quarto Perdido deste ano passam três filmes nacionais, referidos no livro: O Convento (Manoel de Oliveira, 1995); O Fascínio (José Fonseca e Costa, 2003) e Coisa Ruim (Tiago Guedes e Frederico Serra, 2006).

©MOTELX
©MOTELX | O livro O Quarto Perdido do MOTELX – Os Filmes do Terror Português (1911-2006) será apresentado no decorrer do festival.

Numa das “novas” casas do MOTELX em 2022, há também uma sessão especial de cinema com mais um dos filmes (mudo) referenciados no livro: Os Crimes de Diogo Alves (João Tavares, 1911). Esta sessão será acompanhada por música de Bernardo Sassetti, interpretada pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Em relação às habituais estreias internacionais do MOTELX, a organização destaca Dark Glasses (Dario Argento), Final Cut (Michel Hazanavicius), Criança Lobo (Frederico Serra) e Os Demónios do Meu Avô (Nuno Beato) – este último é a «primeira longa-metragem animada de terror stop motion feita em Portugal».

Como já é também uma tradição do MOTELX, os dias anteriores ao início oficial são de “aquecimento”. Entre 1 e 3 de Setembro, o Warm-Up conta com os filmes O Fauno das Montanhas («musicado ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa»), uma experiência imersiva para celebrar os cem anos do filme Nosferatu (FW Murnau) e uma sessão ao ar livre do filme What We Do in the Shadows, que deu origem à série britânica com o mesmo nome.

Toda a informação sobre o programa e bilhetes do MOTELX 2022 está disponível no site do festival.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].