Curtas-metragens, fotografia e interactividade na Web: chegaram os Prémios de Arte Digital da Samsung

O grande vencedor ganha um curso de formação especializada na Escuela Superior de Diseño de Barcelona.

©Simon Lee
©Simon Lee

Portugal e Espanha vão receber, este ano, a primeira edição dos Prémios de Arte Digital da Samsung. As inscrições estão abertas até 15 de Outubro, com os trabalhos a terem de ser submetidos numa de quatro categorias.

As opções são as ‘Curtas-Metragens Audiovisuais’ (que podem ser de ficção, animação, publicidade ou documentário); a ‘Net Art’ (obras com componente interactiva); Fotografia Digital (sobre qualquer tema, com fotos captadas por máquinas ou smartphones); Arte Plástica Digital (com a obrigação de ter o digital como «canal expressivo»).

Segundo a marca sul-coreana, os artistas devem «apresentar uma única obra digital original num dos três formatos estabelecidos – imagem, vector ou vídeo – acompanhada de um dossier informativo». Os trabalhos serão avaliados por um júri, composto apenas por artistas espanhóis, sem participação de nomes portugueses, isto apesar de o prémio contemplar os dois países.

O grande vencedor ganha um curso de formação especializada na Escuela Superior de Diseño de Barcelona, mas também há prémios para dois segundo lugares e um terceiro: tablets Samsung de última geração e um curso na plataforma Domestika, com um valor de «mais de cem euros», respectivamente.

Todas as informações sobre esta nova competição artística da Samsung podem ser consultadas aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].