Festival Curtas faz trinta anos e arranca esta semana em Vila do Conde: há quase 300 filmes para ver

Na programação do Curtas entra o documentário dos Da Weasel - Agora e Para Sempre, com uma sessão já este Sábado, às 21:45.

Em ano de trigésimo aniversário, o Curtas começa esta Sábado e estende-se por dez dias, até 17 de Julho. Ao todo, há quase trezentos filmes para ver.

O principal festival de curtas-metragens português (e mesmo de cinema) comemora trinta anos em 2022 e arranca já este Sábado. A sessão de abertura será com a ante-estreia de Alcarrás (uma longa-metragem), da espanhola Carla Simón, às 21:15 no Teatro Municipal de Vila do Conde.

Esta edição do Curtas passa por trinta espaços da cidade e apresenta uma programação «marcada pelo encontro de gerações», com filmes de «realizadores emergentes e nomes consagrados». A isto, juntam-se exposições, cine-concertos, cinema infantil em espaço público e um «olhar transversal sobre as produções mais recentes no campo da ficção, documentário e animação».

Com cerca de trezentos filmes em cartaz, entre os destaques do Curtas estão Ice Merchants (João González), O Homem do Lixo (Laura Gonçalves), ambos com sessões a 10 e 14 de Julho; Fogo-Fátuo (João Pedro Rodrigues), O Joelho de Ahed (Nadav Lapid), Saudade do Futuro (Anna Azevedo Gomes) e Toda a Gente Gosta de Jeanne (Céline Devaux, uma co-produção entre Portugal e França).

©Catarina Peixoto / RTP
©Catarina Peixoto / RTP | Os Da Weasel juntaram-se para fazer um mini-doc sobre a carreira da banda.

Na programação cabe ainda o documentário dos Da Weasel – Agora e Para Sempre (Catarina Peixoto), com uma sessão já este Sábado, às 21:45 no espaço Cinema ao Ar Livre. O filme infantil Lightyear, da Disney Pixar, também entra nesta edição do Curtas, com passagem às 15 horas de Sábado no Teatro Municipal.

Toda a informação sobre o Curtas 2022 pode ser consultada no site oficial do festival; a programação completa pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].