A cadeia de restaurantes vegetarianos que abriu recentemente no Porto anuncia agora uma carta de Verão com novas bowls e alguns acompanhamentos curiosos.
Tentar adaptar pratos convencionais à dieta vegetariana tem sido uma tendência de alguns restaurantes: foi o que aconteceu, por exemplo com o Bife de Aipo do Espécie ou as Costeletas de Beringela do LSD, ambos no Porto; ou o Chicken not Chicken da Poke House.
Agora, o Honest Greens (que recentemente abriu um restaurante na Invicta), também tem, pelo menos, um novo prato que segue esta linha de adaptação: o Plant-Based Ceviche. Aqui, o peixe fica de fora e é substituído por vários vegetais e fruta – parece mais uma salada com leche de tigre, aqui feito com côco.
Os restantes ingredientes são todos “verdes”: «Coentros, milho, pimentos, tomate cherry, uva preta, pêssego, algas tricolor, coração de palmito, abacate, batata-doce, jalapeños e pickles de cebola roxa caseiros».
Na nova carta de Verão aparece ainda outro prato com um novo curioso: o Forbidden Coconut Rice (literalmente, arroz de côco proibido). Este acompanhamento tem «grãos ancestrais de arroz negro, orgânico e integral», a que se junta «quinoa tricolor, passas, amêndoas laminadas, salsa, coentros, couve roxa, molho de coco e gengibre, maçã e pistachios.
Depois, temos ainda uma Greek Summer Salad (salada grega de Verão) com melancia, melão, pétalas de cebola e feta. A nova bowl Summer Burrata, além do queijo com o mesmo nome, traz gaspacho de cereja, melancia, nozes caramelizadas e pesto, entre outros ingredientes.
A taça Avocado Supergreen surge com uma receita actualizada de Verão com beterraba, sementes de papoila, pêssego e pepino, por exemplo. Para partilhar, a novidade é a Beringela com Hummus, uma «combinação de beringela assada em carvão vegetal no forno Josper, doce de framboesa com vinagre balsâmico, pistachios, endro e sumak».