Lorosae: o Sol quando nasce, na praia de São João da Caparica, é para todos

Provavelmente, conhece o nome deste restaurante de outro lado e tem razão: é o nome em tétum (dialecto local) de Timor-Leste e significa 'Sol Nascente'.

©TRENDY | Lorosae
©TRENDY | Lorosae

Desde o surfista que, depois de apanhar umas ondas, quer uma taça de açaí, ao grupo de amigos que fica para o jantar, depois de uma rodada de cocktails: estas são duas das principais “caras” do Lorosae, na Caparica.

Não há grande coisa para inventar em bares/restaurantes de praia que ficam praticamente em cima da areia: quase todos têm uma decoração que privilegia a madeira e os detalhes naturais. Depois, têm a tendência para se inspirar em espaços semelhantes de destinos exóticos, principalmente da Ásia.

É precisamente isto que acontece com o Lorosae, o último restaurante/bar de praia da linha do areal de São João da Caparica. Provavelmente, conhece o nome deste restaurante de outro lado: é o nome em tétum (dialecto local) de Timor-Leste e significa ‘Sol Nascente’ (a assinatura do restaurante acaba por ser, precisamente, esta tradução) – no original são duas palavras ‘loro’ e ‘sae’, mas que aqui aparecem juntas.

Já com o Verão a espalhar-se pelas praias a todo o vapor (ou calor), o Lorosae estreou novidades na carta: um dos destaques é o Prego de Atum (13,90 euros) que chega num bolo do caco húmido q.b (tem maionese de alho) e no ponto, acompanhado por batatas fritas (preferíamos rústicas, mas são apenas congeladas).

©TRENDY | Prego Atum
©TRENDY | Prego Atum

Se preferir algo mais fresco e leve, a alternativa é a Salada Vegan (12,90 euros), que também provámos. Servida com húmus morangos, nozes, mel e alface iceberg, aguenta-se bem comida de garfo e faca, mas os mais gulosos podem ser tentados e fazer dip com batata-doce frita, por exemplo (um extra, por 4,20 euros).

©TRENDY | Salada Vegan
©TRENDY | Salada Vegan

Na mesma linha fresca, o atum pode voltar a ser o ingrediente-estrela. Experimente mais um novo prato da carta de Verão: Tataki de Atum, numa cama de quinoa, pico de galo e puré de abacate (15,50 euros). No menu, que acaba por misturar influências de várias cozinhas do mundo, não podia faltar o clássico México.

Os adeptos de comidas que deixam a boca a mandar labaredas podem apostar nos tacos, especialmente no Carnitas (10,90 euros), que junta molho BBQ à maionese picante; ou no de Camarão (11,90 euros), com a mesma maionese, mas com sumo de lima para cortar o “calor”. Como são sempre servidos aos pares, um plano é pedir versões diferentes e depois partilhar.

©TRENDY | Tacos Carnitas
©TRENDY | Tacos Carnitas

Aberto todo o ano, o Lorosae tem ainda uma área lounge com pufes e sofás, ideal para um fim de tarde regado com cocktails, ao som dos DJ que costumam animar o espaço; há também uma esplanada e chapéus de palha no areal para alugar por vinte euros/dia. As reservas podem ser feitas pelo 210 503 262.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].