Sardinhas, caldo verde e pimentos fogem à tradição no menu de Santos Populares do restaurante In.Vulgar

©InVulgar
©InVulgar

O In.Vulgar, um dos mais recentes restaurantes de Lisboa, criou um menu de Santos Populares onde os sabores tradicionais desta época são apresentados num estilo mais gourmet.

É uma espécie de irmão do Terroir, um restaurante da Baixa de Lisboa que abriu no Verão de 2020 e que se assume como um «atelier gastronómico», onde se promete «boa comida com os melhores pairings de vinhos nacionais». O In.Vulgar fica na mesma zona e tem como conceito uma «viagem pelo receituário português, de forma harmoniosa, com um toque de contemporaneidade e elegância».

O restaurante abriu em Março e entra agora em ‘modo Santos Populares‘ com um menu onde os ingredientes e sabores característicos desta época festiva (como a sardinha e os pimentos) aparecem na mesa com uma abordagem diferente.

Disponível entre 7 e 17 de Junho, o Santos Invulgares tem dois amuse-bouches, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Para começar, o chef Hélder Martins preparou bacalhau assado, caldo verde e um couvert com broa lêveda, manteiga fumada e azeite extra-virgem.

©InVulgar
©InVulgar | A apresentação do Arroz Doce faz jus ao nome do restaurante.

A entrada traz a clássica sardinha, que “foge” ao grelhador e ao pão; no In.Vulgar é curada e servida com um gaspacho; já o prato principal remete para as bifanas: porco ibérico com pimentos assados. A sobremesa é um arroz doce com duas mignardises (pequenos bolos, semelhantes a bombons).

O preço do menu Santos Invulgares é de 35 euros por pessoa e não inclui bebidas. Para reservas (apenas jantares), pode usar os números de telefone 218 864 177 ou 925 231 125.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].