Terroir. O novo restaurante de Lisboa promete os «melhores» pairings com vinhos portugueses

©Terroir
©Terroir

Os donos chamam-lhe ‘atelier gastronómico’. Pelo nome, há uma coisa de que temos a certeza: vinho não vai faltar.

O novo restaurante de Lisboa, que tem especial foco nos vinhos, chama-se Terroir e foi uma ideia que dois amigos, Inês Santos e Erik Ibrahim, começaram a “cozinhar” em viagens pelo mundo e que agora é “servida” como um «lugar acolhedor e de convívio para ir com amigos e família beber um copo».

Este ‘atelier gastronómico’, como lhe chamam os dois amigos, conta com pratos do chef Miguel Vaz (ex-Bairro do Avillez, 100 Maneiras, Fortaleza do Guincho) e as sugestões do sommelier Rodolfo Tristão; todos partilham um objectivo ambicioso: «Boa comida com os melhores pairings de vinhos nacionais».

©Terroir
©Terroir | A Bola de Berlim de Bacalhau (à direita) é um dos ex-líbris do restaurante.

Da cozinha, que fica à vista da sala, saem pratos criados com produtos que estão disponíveis de acordo com cada época do ano – para já, estão disponíveis dois menus de degustação, um com nove e outro com seis ‘momentos’. No primeiro, os destaques são a «Batata-doce, Leguminosas e Aroma de Trufa ou a Bola de Berlim de Bacalhau».

Cestos de piquenique e um mapa para a viagem

Onde o Terroir também se quer diferenciar é nas opções de take-away. Aqui, o restaurante de Inês Santos e Erik Ibrahim tem uma opção que também já vimos no Eleven: os cestos de picnic. Estes cestos, compostos por opções da carta, vêm com um mapa de Lisboa com sugestões de locais para fazer esta refeição.

©Terroir
©Terroir | A decoração da sala aposta no contraste entre o mármore branco e o veludo azul dos bancos e sofás.

No que respeita à decoração do Terroir, um dos principais elementos é o balcão, que ganha a forma de meia garrafa de vinho, onde está um «candeeiro-nuvem, desenhado por Miguel Arruda», destacam os donos; o projecto de arquitectura foi da responsabilidade da Involve e teve execução da DarkStudio.

O Terroir fica no número 186 da rua dos Fanqueiros; para reservas pode usar o número 218 873 823. O menu completo pode ser visto aqui.

Terroir Restaurante Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].