A Ver Tavira: este restaurante do Algarve com estrela Michelin tem novos pratos para os menus de degustação

©Jorge Carmo
©Jorge Carmo

Um dos cinco restaurantes que ganharam a sua primeira estrela Michelin em 2021 tem novidades nos menus de degustação, com primazia para os produtos regionais.

O restaurante A Ver Tavira, que a par de Vila Foz (Porto), Cura (Lisboa), Esporão (Reguengos de Monsaraz) e Al Sud (Lagos) ganhou a sua primeira estrela Michelin no ano passado, tem novos pratos para o Verão, que podem entrar em qualquer um dos menus de degustação disponíveis – os preços rondam os 150 euros.

O chef Luís Brito fala numa experiência com seis momentos, onde os «produtos regionais, as referências tradicionais» e as suas «vivências pelo mundo», juntamente com uma «abordagem contemporânea, inventiva e diferenciadora», são o «fio condutor».

Para começar, temos o ‘Entre cá e lá’, com dois pratos: gamba violeta, couve-flor, maçã verde e caviar; e o biqueirão com tomate rosa e amêndoa. Segue-se uma homenagem do chef a Angola, onde esteve como chef executivo do Hotel Nempanzu – ‘África no caminho’ traduz-se num peixe de linha, tapioca, calulu e muteta.

©Jorge Carmo
©Jorge Carmo | O atum rabilho, um dos ingredientes preferidos de Luís Brito, é o terceiro prato a chegar à mesa.

O terceiro momento é o ‘Tépido’, com um atum rabilho acompanhado de couve fermentada e limão caviar; o outro prato principal é servido à boleia de ‘A viagem do pato’ – peito de pato com arroz, foie gras e beterraba (foto de destaque).

A fechar o menu de degustação que o A Ver Tavira serve nos meses mais quentes do ano, há dois momentos: ‘A passagem’ (abacate, ananás dos açores e cardamomo preto) e ‘A Merendica’ (queijo de cabra, presunto e azeitona).

O A Ver Tavira fica no Largo Abu-Otmane; para reservas, pode usar o número de telefone (281 381 363) ou o site. Em qualquer um dos casos, será preciso pagar uma taxa de 50 euros se houver um «cancelamento com menos de 24 horas de antecedência».

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].