Um dos cinco restaurantes que ganharam a sua primeira estrela Michelin em 2021 tem novidades nos menus de degustação, com primazia para os produtos regionais.
O restaurante A Ver Tavira, que a par de Vila Foz (Porto), Cura (Lisboa), Esporão (Reguengos de Monsaraz) e Al Sud (Lagos) ganhou a sua primeira estrela Michelin no ano passado, tem novos pratos para o Verão, que podem entrar em qualquer um dos menus de degustação disponíveis – os preços rondam os 150 euros.
O chef Luís Brito fala numa experiência com seis momentos, onde os «produtos regionais, as referências tradicionais» e as suas «vivências pelo mundo», juntamente com uma «abordagem contemporânea, inventiva e diferenciadora», são o «fio condutor».
Para começar, temos o ‘Entre cá e lá’, com dois pratos: gamba violeta, couve-flor, maçã verde e caviar; e o biqueirão com tomate rosa e amêndoa. Segue-se uma homenagem do chef a Angola, onde esteve como chef executivo do Hotel Nempanzu – ‘África no caminho’ traduz-se num peixe de linha, tapioca, calulu e muteta.
O terceiro momento é o ‘Tépido’, com um atum rabilho acompanhado de couve fermentada e limão caviar; o outro prato principal é servido à boleia de ‘A viagem do pato’ – peito de pato com arroz, foie gras e beterraba (foto de destaque).
A fechar o menu de degustação que o A Ver Tavira serve nos meses mais quentes do ano, há dois momentos: ‘A passagem’ (abacate, ananás dos açores e cardamomo preto) e ‘A Merendica’ (queijo de cabra, presunto e azeitona).
O A Ver Tavira fica no Largo Abu-Otmane; para reservas, pode usar o número de telefone (281 381 363) ou o site. Em qualquer um dos casos, será preciso pagar uma taxa de 50 euros se houver um «cancelamento com menos de 24 horas de antecedência».