O Instagram lançou, em Portugal, uma nova forma de ver resultados de pesquisas feitas com hashtags. Agora, passa a ser possível encontrar restaurantes num mapa.
A partir desta semana, quem fizer uma pesquisa por uma hashtag no Instagram, passa a poder ver os restaurantes que a usam nos seus posts num mapa e numa nova página de resultados.
Para encontrar restaurantes próximos da nossa localização num mapa, basta tocar no ícone da lupa que está na barra de menu do ecrã do feed do Instagram e escrever uma hashtag – por exemplo ‘meatlovers’; depois, temos de tocar no sinal ‘#’ que está no menu de topo.
Quando tocarmos no resultado principal, passamos para um ecrã onde os restaurantes que usem essa hashtag num mapa – depois, basta tocar no mapa para aceder a uma área com uma lista desses restaurantes, com as principais fotos que têm a hashtag pesquisada.
Se tocar no nome do restaurante, acede a um perfil simplificado do mesmo, onde tem o link ‘ver mais informações’, com dados de contacto, morada, site, categoria e nível de preços.
Contudo, esta funcionalidade de pesquisa tem alguns problemas: primeiro, é preciso quase “adivinhar” que hashtags poderão corresponder a restaurantes; depois, nem todas as hashtags mais óbvias relacionadas com comida dão resultados de restaurantes num mapa, como acontece com ‘picanha‘, ‘massa’ ou, pior, ‘pizza’ por exemplo.
A segunda forma de pesquisar e ver restaurantes na zona onde estamos, é usar o botão ‘Populares nas proximidades’ que está do lado direito campo de busca (um mapa com um pin), e que vai permitir ver logo onde estão os mais próximos. Aqui, basta escolher ‘Restaurantes’ ou ‘Cafés’ na lista horizontal de opções que aparece.