O menu Costa a Costa do Alma foi renovado por Henrique Sá Pessoa para continuar a mostrar o «melhor peixe de marisco» de Portugal.
Henrique Sá Pessoa não se acomoda, no Alma. O chef de um dos sete restaurantes com duas estrelas Michelin anunciou novidades no menu de degustação Costa a Costa, caracterizado por levar até à mesa o «melhor do mar português».
O peixe e o marisco continuam a ser o foco do menu, mas com uma abordagem diferente: «Procurámos fugir um pouco ao óbvio e apresentar referências menos comuns». Contudo, Henrique Sá Pessoa lembra que o Costa a Costa mantém a «essência e ADN» do Alma.
As novidades começam logo nos amuse bouche: Lírio Braseado (com cogumelos shimeji, dashi frio de tomate com vinagre de arroz); e a Barriga de Atum Fresca (com espuma de couve roxa e alga nori desidratada e frita). A Sopa de Cebola (com tamboril e mexilhão cozinhados a vapor, puré de cebola roxa, caviar e caldo de cebola) estreia-se nas entradas.
Nos pratos principais temos agora Pescada (com puré de aipo, crocante de aipo, avelã e molho de cebola) e um Pregado (acompanhado de puré de raiz de salsa, cogumelos boletus salteados, trufa negra e óleo de levístico).
Finalmente, é introduzida uma pré-sobremesa: Pêra e Gengibre, um «prato fresco e delicado que combina um sorbet de pêra e ponzu, crumble de lima e amêndoa e uma gelatina de pera e gengibre», explica o chef.
No Costa a Costa “sobrevivem” apenas o Carabineiro (que apenas foi «alvo de afinações na sua técnica e apresentação») e a sobremesa Mar e Citrinos, do o chef pasteleiro Mauricio Roesel.
O preço deste menu de degustação do Alma é de 160 euros por pessoa, mas pode chegar aos 245 euros, se incluir pairing com vinhos. As reservas podem ser feitas no site almalisboa.pt ou pelo 213 470 650.