Batarda’s: o restaurante gluten free da linha da Cascais tem uma nova carta e já abre para jantares

©Batarda's
©Batarda's

Quase um ano depois de ter aberto, o Batarda’s atira-se para a sua primeira grande renovação: há novos pratos e, agora, o restaurante passa também a abrir ao jantar.

Em Março de 2021, a psicóloga Maria Batarda abriu um restaurante que tinha como objectivo servir «tudo sem glúten», com opções para «vegetarianos, vegan e intolerantes à lactose».

O Batarda abriu na Parede com pratos criados a partir da adaptação das receitas da família: «Mantive o ADN da cozinha da minha avó, mas em versões sem glúten», explica Maria Batarda, que foi diagnosticada com doença celíaca em 2015.

Agora, mais de um ano depois de o restaurante ter aberto ao público, há a primeira grande renovação, com novidades nos hambúrgueres, risottos e tábuas de queijos e enchidos.

©Batarda's
©Batarda’s | A tábua de enchidos Especial é uma das novidades do Batarda’s – custa 20 euros.

Entre a estreias, Maria Batarda destaca os hambúrgueres Florentino (queijo cheddar, cogumelos, espinafres salteados e molho holandês) e Mediterrâneo (queijo mozarela, alface, maionese de alho, cebola caramelizada, bacon crocante e ovo estrelado), ambos com carne.

Nos risotto, as opções foram alargadas ao de Camarão e Lima e ao de Abóbora e Queijo de Cabra. Nas tábuas de enchidos, a novidade é a Especial (vinte euros) com «presunto, salpicão alentejano, paio alentejano, croquetes, compota de tomate, nozes, pão alentejano e frutos vermelhos»

O Batarda’s fica na Praceta Lagoa de Óbidos (Parede, Cascais) e está aberto das 10 às 19 horas (Domingo a Quinta) e das 10 às 23 horas (Sextas e Sábados) – é a outra novidade, com serviço de jantar. Ao fim de semana, mantém-se o brunch. As reservas podem ser feitas pelo 912 972 632.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].