MB Way e Fundação Benfica lançam campanhas de recolha de donativos e de bens essenciais para ajudar a Ucrânia

©Associated Press
©Associated Press

Em Portugal, as iniciativas de apoio à Ucrânia sucedem-se. Estas são duas das mais recentes.

O MB Way e a Fundação Benfica têm a decorrer duas iniciativas para ajudar a Ucrânia e os seus cidadãos, alguns deles refugiados noutros países europeus.

A aplicação de pagamentos e transferência de dinheiro está a promover, mais uma vez, a opção ‘Ser Solidário’ da app e a campanha ‘Ajudar é Tão Fácil’, que desde Dezembro já doou «mais de 250 mil euros para cem instituições» nacionais e internacionais.

MB Way dá um cêntimo por cada compra

Neste momento, o MB Way está a dar um cêntimo por cada compra feita com a aplicação, um valor que se junta à soma angariada através do ‘Ser Solidário’.

©MB Way / DR.
©MB Way / DR.

Este recurso pode ser usado directamente na app: basta tocar na opção que está na página principal (imagem em cima) para fazer uma doação em dinheiro para uma instituição como a Unicef, a Amnistia Internacional, a AMI, a Médicos do Mundo, a Fundação AIS e a Caritas Portuguesa.

Segundo o MB Way, todas as instituições estão, agora, «inteiramente dedicadas às necessidades que as pessoas afectadas pelo conflito na Ucrânia estão a viver».

Recolha de bens essenciais em 90 pontos

Já a Fundação Benfica, que pertence ao clube de futebol, está a promover uma recolha de bens essenciais até 5 de Março – Juntos Pela Ucrânia. Quem quiser ajudar, pode doar mantimentos, recursos de primeiros socorros e produtos para bebés.

Entre os pedidos estão alimentos enlatados (feijão, grão, atum, sardinha, salsichas), powerbanks, soro fisiológico, álcool etílico, pomadas para queimaduras, leite em pó, fraldas e toalhitas.

©SL Benfica
©SL Benfica | O clube está a promover uma recolha de bens essenciais com a campanha We Stand For Ukraine.

As entregas são feitas no Estádio da Luz, nas escolas de futebol do clube, nas Casas do Benfica ou nas lojas oficiais do emblema da águia – ao todo, o SL Benfica diz que há «mais de noventa pontos de recolha» em Portugal. Todos os detalhes sobre esta iniciativa estão aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].