A marca holandesa The Vegetarian Butcher começou a vender a sua “imitação” vegetariana de carne de frango nos hipermercados Continente: dois hambúrgueres e nuggets.
A The Vegetarian Butcher já tinha entrado em Portugal em 202, numa parceria com duas marcas de fast-food (Burger King e Telepizza), um cartão de visita que não terá sido o ideal para que a marca de desse a conhecer em Portugal, por estar associada a opções de dieta pouco saudáveis.
Dois anos depois a The Vegetarian Butcher começa a estar disponível em “nome próprio” nas lojas, com a entrada no Continente. Para esta estreia no retalho em Portugal (no portfólio da Unilever), a marca tem três produtos.
Na área de congelados do Continente encontramos, assim, os hambúrgueres Chickened Out Burger, Kikiricrunch Burger e os Lucky Nuggets; apresar de a marca também ter almôndegas, “carne” picada e salsichas, estas são para já as únicas opções disponíveis.
Para imitar carne de frango, a The Vegetarian Butcher usa ingredientes como proteína de soja, glúten de trigo, farinha de soja, favas, óleo de girassol, gordura de palma, fibra de bambu ou vinagre desidratado, além de vitamina B12 e ferro.
Em relação aos valores nutricionais, estas três opções têm entre 8,5 e 9 gramas de proteína, cerca de 200 calorias e entre 0,9 (nuggets) e 3,9 gramas de gorduras saturadas, por 100 gramas. Em comparação, um hambúrguer de frango tradicional tem o dobro do valor proteico, metade das calorias e quatro vezes menos gorduras saturadas.
Os preços dos nuggets (duas porções) e hambúrgueres (duas unidades) NoChicken da The Vegetarian Butcher é o mesmo: 4,19 euros.