Adivinhar palavras (e não só): sete alternativas ao Wordle, o jogo viral que põe à prova o nosso vocabulário

©Wordle / DR.

O Wordle tornou-se um dos jogos mais populares da Internet nos últimos tempos e motivou a criação de vários clones, inclusive de versões em português. Mas há mais.

Criado pelo programador Josh Wardle em Outubro de 2021, o Wordle foi passando algo despercebido até ao final do ano; mas, logo nas primeiras semanas de 2022, o Twitter começou a ser “invadido” por posts com quadradinhos verdes e amarelos que começaram a despertar a curiosidade dos utilizadores desta rede social.

O “responsável” era o Wordle, um desafio com a mecânica de Mastermind, um jogo de tabuleiro popular dos anos oitenta em que uma pessoa criava uma combinação com pinos de cinco cores, combinação essa que tinha de ser descoberta por outra.

Sempre que era feita uma jogada para tentar descobrir essa combinação, o ‘mastermind’ (a pessoa que a criava) dava pistas com “alfinetes” pretos ou brancos, que indicavam se um palpite estava correcto ou não.

©Rita Nóbrega Gomes / DR.
©Rita Nóbrega Gomes / DR. | Os quadradinhos coloridos começaram a ser partilhados por vários utilizadores do Twitter, o que acabou por despertar a curiosidade sobre este tipo de jogos com palavras.

Com o Wordle, em vez de adivinhar uma combinação de cores, temos de o fazer para uma palavra de cinco letras, em inglês, em seis tentativas. Na palavra que sugerimos, o amarelo significa que a letra existe mas não está no sítio certo; o preto indica que a letra não faz parte da palavra; e o verde, como é óbvio, diz-nos que a letra faz parte da palavra e está na posição correcta.

Em pouco tempo, e como o jogo não tem nada de proprietário, começaram a aparecer clones, não só com o objectivo de adivinhar palavras, como também países (pela forma), contas de matemática e até personagens ao estilo Dungeons and Dragons. Aqui ficam sete alternativas ao Wordle, cinco delas em português.

1 – Worldle
A ideia é adivinhar um país pela forma, em seis tentativas. Temos de escrever o nome do país (em inglês) e, para ajudar, o jogo sugere-o de uma lista para o escrevermos bem. Como pistas, o Worldle indica a distância a que o nosso palpite está do país “escondido” e a direcção geográfica.
https://worldle.teuteuf.fr

©Worldle
©Worldle

2 – Palavra do Dia
É uma das versões em português desta lista, com a mesma mecânica do Wordle. As palavras têm cinco letras e as tentativas são seis, com o esquema de cores amarelo, verde e preto dos palpites a significar o mesmo do jogo original.
https://palavra-do-dia.pt

3 – Termo.oo
O Termo tornou-se a alternativa portuguesa ao Wordle mais popular – foi a primeira a despertar uma grande curiosidade de vários utilizadores do Twitter.
https://term.ooo

4 – Charada
O conceito de adivinhar uma palavra em português mantém-se numa versão em que podemos activar o modo escuro.
https://charada.vercel.app

©Termo
©Termo

5 – Letreco
Criada por Gabriel Toschi, esta é a «versão brasileira não-oficial do Wordle; aqui, é a cor vermelha que nos indica que uma letra não faz parte da palavra
https://www.gabtoschi.com/letreco/

6 – Nerdle
Esta alternativa substitui palavras por números. A ideia é adivinhar uma equação matemática simples, com multiplicação, soma, divisão ou subtracção, com oito posições.
https://nerdlegame.com

©Nerdle / ©Dungleon
©Nerdle / ©Dungleon

7 – Dungleon
Baseado (não de forma oficial) no jogo Dungeons and Dragons, temos de descobrir uma combinação de personagens e objectos que se “escondem” num calabouço. Há dezanove opções entre heróis e monstros, com algumas regras, além de power-ups.
regras.
https://www.dungleon.com

BÓNUS – Verbete
Este é o jogo que eleva o nível deste conceito, uma vez que é personalizável. Podemos escolher o tamanho da palavra (entre quatro e dez letras), o número de tentativas e a dificuldade.
http://verbete.herokuapp.com

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].