Savage: o restaurante virtual de Olivier transforma-se em quiosque no Mercado de Campo de Ourique

©Savage

Aquela que foi a primeira ghost kitchen nacional, disponível na Uber Eats, passa a ter um espaço físico: o Savage agora tem um quiosque em Campo de Ourique.

Em Janeiro de 2019, a Uber Eats apresentava um conceito pioneiro em Portugal – pela primeira vez, era inaugurado um restaurante virtual (entretanto, a designação ‘ghost/dark kitchen’ passou a ser mais popular) nesta plataforma de delivery.

O Savage não tinha um espaço para receber clientes – era apenas uma cozinha, integrada no Petit Palais (Avenida da Liberdade, em Lisboa – actualmente está no Yakuza), e que depois se expandiu para o Parque das Nações, a partir do Guilty. Aqui, apenas era possível usar a Uber Eats para fazer pedidos de refeições.

Quase três anos depois, o Savage dá o salto do digital para o físico: «É um passo lógico após o sucesso como restaurante virtual de chef», explica Olivier da Costa.

No menu, continuam os pratos que definiram a cozinha do Savage, com ADN sul americano: Burrito ATEC, Taco Fish Frenzy, os sushi rolls e churros para molhar em doce de leite, estão entre as principais opções.

Filhos de Olivier também estão no Mercado

Esta abertura do espaço físico do Savage (apenas para comer no local ou em regime take-away, sem entregas pelas apps de delivery) coincide com a abertura do restaurante dos dois filhos de Olivier da Costa, também no Mercado de Campo de Ourique: o DC Brothers.

Lucas e Mateus da Costa criaram um restaurante de hambúrgueres, com carne biológica, que se traduz num conceito de ‘fast good gourmet’ e cujos pedidos podem ser feitos com uma app (para iOS e Android), no local.

©DC Brothers
©DC Brothers | Lucas e Mateus da Costa são os gerentes do restaurante de hambúrgueres gourmet DC Brothers.

«Os hambúrgueres do DC Brothers não serão mais um hambúrguer em Lisboa. Partimos dos clássicos que se podem comer pelo mundo fora, mas escolhendo carne biológica e do melhor corte, com a receita desenvolvida por nós, aproveitando, naturalmente, os ensinamentos que fomos colhendo ao lado do nosso pai», dizem os dois irmãos.

Entre os destaques do menu estão o DC Bacon (burguer, queijo cheddar, cebola, pickles, bacon e molho especial de bacon), o DC Chicken e o DC Veggie (falafel, tomate, cebola e alface). Tal como o Savage, o DC Brothers também só tem refeições no local e para take-away, no Mercado de Campo de Ourique, com a ghost kitchen a ficar no Guilty Avenida.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].