Criada por Fran Zolin e Nadja Baldaconi, a The Other Bottle tem várias bebidas sem álcool, que tradicionalmente não o são. Para o Natal, a loja sugere quatro packs com gin, spritz, cerveja e vinho.
Nos últimos tempos, têm sido lançadas várias bebidas espirituosas com 0% de teor alcoólico: a cerveja foi uma das pioneiras, uma tendência seguida por marcas como a Ceder’s (gin) e a Martini.
Em Maio chegaram ainda mais duas que, embora não possam ser integradas neste grupo, também acabam por fazer parte de um mercado específico: o gin Beefeater e o whisky Ballantine’s, ambos com 20% em vez dos tradicionais 47% e 40%, respectivamente.
A verdade é que parece mesmo haver uma procura por este tipo de bebidas em Portugal, uma vez que os lançamentos e projectos nesta área têm vindo a aparecer – outro que se pode incluir neste grupo é o das águas com (baixo) teor alcoólico, como a Phunk.
O sober curious apanhou o avião para Portugal
O projeto The Other Bottle é mais um indicador neste sentido: foi criado por Fran Zolin e Nadja Baldaconi, que decidiram abrir uma loja online em Portugal que vende gin, vinhos e cerveja sem álcool.
A ideia surgiu depois de veram o sucesso do «movimento sober curious [uma espécie de “curiosidade” ou gosto em beber bebidas que tradicionalmente seriam alcóolicas, com o mesmo sabor, mas ficando sóbrio] em Londres», o que motivou a «implementação de parte do conceito em Portugal». Contudo, ambas deixam bem claro: «Não somos anti-álcool».
Seis packs para o Natal a partir de 15 euros
Para o Natal, e como pode haver pessoas à mesa das festas que querem ficar sóbrias, mas alinha num vinho ou num spritz, a The Other Bottle criou seis packs especiais: Italian Spritz, Beers, Gin & Tonic, Lussory Wine Trio, Sparkling Rosé e Sparkling White, com prelos a começar nos quinze euros.
O site está ainda a dar um desconto de 10% na primeira compra, com o código TOBGOOGLE10% e, no checkout, temos ainda a possibilidade de reduzir a pegada de carbono associada à encomenda, se doarmos um euro – a loja diz que este valor permite “pagar” cerca de cem quilos de CO2.