Academia Portuguesa de cinema escolhe seis filmes para entrar na corrida aos Óscares 2022

©K. Mitch Hodge
©K. Mitch Hodge

Dia 29 de Outubro será anunciado o filme português que a Academia Portuguesa de Cinema vai submeter à apreciação do comité que escolhe os nomeados para Melhor Filme Estrangeiro dos Óscares.

A Metamorfose dos Pássaros, Nunca Nada Aconteceu, O Som que Desce na Terra, Sombra, Terra Nova (que se transformou em série) e O Último Banho – são estes os seis filmes que o júri da Academia Portuguesa de Cinema vai ter de avaliar para escolher um que será a sugestão portuguesa para os Óscares 2022.

Esta selecção foi feita por sete membros da Academia Portuguesa de Cinema, enyre actores, realizadores, produtores e técnicos: André Szankowski, Dalila Carmo, Elvis Veiguinha, Luís Cília, Marco Martins, Maria João Mayer e Matamba Joaquim.

©Academia Portuguesa de Cinema

O período de votação decorre até 28 de Outubro; no dia seguinte, é revelado o filme escolhido, que depois será submetido à apreciação da Academia de Cinema dos EUA, que o considera ou não para a lista final de nomeados a Melhor Filme Estrangeiro.

Em 2020, esta escolha foi dominada por uma polémica: Listen foi o indicado pela Academia Portuguesa de Cinema, mas o júri dos Óscares não aceitou a escolha por considerar que o filme não cumpria os critérios para ser considerada uma produção nacional.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].