Este foi o fim-de-semana dos Emmys (os prémios de TV dos EUA) e dos Sophia, que distinguem os melhores filmes portugueses.
Listen e Mosquito foram os filmes que dominaram a edição de 2021 dos Prémios Sophia. O primeiro, que em 2020 ganhou o Leão do Futuro em Veneza e foi o mais visto em Portugal nesse ano, gamhou cinco estatuetas.
O filme de Ana Rocha de Sousa ficou com os prémios principais: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Original, além dos individuais de Melhor Actriz Principal (Lúcia Moniz) e Melhor Actriz Secundária (Maisie Sly).
Terra Nova é a melhor série nacional
Mosquito, de João Nuno Pinto, levou mais Sophias para casa, mas mais de metade foi em categorias técnicas: Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Caracterização/Efeitos Especiais e Melhor Guarda-Roupa. Fora estes, o filme ficou com apenas com as distinções de Melhor Actor Principal (João Nunes Monteiro – na foto de destaque), Melhor Actor Secundário (Filipe Duarte).
Nas restantes categorias, a Melhor Série/Telefilme foi Terra Nova, a Melhor Curta-Metragem de Ficção foi Moço e o Melhor Documentário em Longa-Metragem foi Amor Fati. Os Prémios Sophia Carreira 2021 foram entregues a Maria do Céu Guerra e Sinde Filipe.
Netflix ganha metade dos Emmys
Do outro lado do Atlântico, este fim-de-semana houve cerimónia dos Emmys (73.ª edição), que mais uma ver provou que as plataformas de streaming dominam a área do entretenimento em séries: das 24 estatuetas, 23 foram para Netflix, HBO e Apple+. Amazon e Hulu ficaram de fora.
A Netflix foi a plataforma mais premiada, com 11 Emmys: a Melhor Série Dramática foi The Crown (ao todo, sete estatuetas), Gâmbito de Dama ficou com duas, a minissérie Halston ganhou uma, assim como o filme Dolly Parton’s Christmas on the Square.
Para ver a lista completa de vencedores dos Emmys, pode ver o site oficial aqui.