Barras, snacks e farinha de insecto da Portugal Bugs começam a ser vendidos no Continente

©Portugal Bugs
©Portugal Bugs

O Continente é a «primeira marca de retalho nacional» a vender produtos de entomofagia, o nome que se dá ao consumo de insectos. É uma parceria com a Portugal Bugs.

Os snacks Tasty Mealworms e as barras proteicas Mealworm Bites já podem ser encontradas nos hipermercados Continente. O anúncio foi feito hoje pela Sonae e surge na sequência da autorização da Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária sobre o consumo de insectos em Portugal.

Em 2019, a MyIced há tinha criado um gelado com topping de insectos, em concreto larvas. As larvas (tenebrio molitor – larva da farinha) continuam a ser o “ingrediente” principal destes snacks que o Continente começa agora em vender.

Snacks de insectos têm quase 55 gramas de proteína

Segundo a produtora Portugal Bugs, os snacks, as barras e a farinha de larvas são ricos em «proteína e uma fonte de fibra». Os snacks podem ser usados igualmente como topping em saladas, sopas e massas (ou gelados) – o preço é de 4,55 euros; as barras quatro sabores: chocolate e amêndoa; figo e laranja; maçã e canela; manteiga de amendoim e mel. Cada uma custa 1,79 euros.

©Portugal Bugs
©Portugal Bugs | Os snacks vêm com pimenta cayenne ou sal marinho.

A Portugal Bugs tem ainda farinha de tenebrio molitor à venda no Continente: uma embalagem de cem gramas (dificilmente servirá para fazer um bolo) fica por 9,95 euros.

Em termos de valores nutricionais (por cem gramas), uma destas barra com larvas tem um máximo de vinte gramas de proteína (a de manteiga de amendoim e mel) e até trinta gramas de açúcar. Já os snacks, que têm uma versão com sal marinho e pimenta cayenne, chegam aos 54,1 gramas de proteína, assim como a farinha.

©Portugal Bugs
©Portugal Bugs | A barra mais proteica é de manteiga de amendoim e mel: 30/100 gr.

Apesar de estarem à venda no Continente, é possível comprar todos os produtos da Portugal Bugs no site da marca – os preços são iguais aos do hipermercado.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].