Teste português à COVID-19 com zaragatoa custa 3,50 euros e pode ser feito em casa por qualquer pessoa

Criado pela Pantest, o Teste Rápido do Coronavírus Ag com zaragatoa ronda os 3,50 euros e pode ser feito por qualquer pessoa, em casa, sem acompanhamento ou supervisão de um médico.

A disponibilidade dos autotestes rápidos de COVID-19 já é uma realidade há algum tempo e este da Pantest (em parceria com a farmacêutica Biojam) será o único ‘made in’ Portugal à venda.

O Teste Rápido do Coronavírus Ag tem um PVP de 3,50 euros (o preço pode variar ligeiramente de farmácia para farmácia) e traz instruções sobre como aplicar a zaragatoa recolher o resultado e comunicar às autoridades de saúde – cada pessoa fica responsável por informar o SNS.

A caixa vem ainda com um código QR que está ligado a um vídeo no YouTube que mostra como fazer o teste – pode vê-lo em cima. O laboratório português tem ainda um serviço de apoio pelo WhatsApp que serve para esclarecer dúvidas, inclusive sobre os resultados, que ficam prontos entre 15 a 30 minutos.

©Pantest
©Pantest | Este teste rápido está à venda nas farmácias por um preço que ronda os 3,50 euros.

Entre as alternativas a este tipo de autoteste antigénio COVID-19 continuam a estar os feitos em ambiente hospitalar/laboratorial e os que já há algum tempo podem ser encomendados pela Glovo ou Uber, embora significativamente mais caros (50 e 55 euros, respectivamente).

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].