Como já aconteceu com a Peugeot e Honda, também a Opel pegou num automóvel clássico e transformou-o num eléctrico, onde as linhas originais se misturam com detalhes futuristas.
É uma tendência que parece estar a ganhar adeptos entre os designers das marcas de automóveis: pegar em automóveis clássicos e criar uma versão eléctrica, com um look mais actual.
Foi o que aconteceu com a Peugeot e a Honda: a marca francesa anunciou o Coupé 507 E-Legend em 2018 e a japonesa já tem à venda o Honda E, inspirado no clássico Civic, lançado no final dos anos setenta.
Autonomia média de duzentos quilómetros
A versão revivalista e nostálgica da Opel é baseada no Manta, que chegou ao mercado em 1970 e foi produzido até 1988. Este novo automóvel eléctrico é o primeiro ElektroMOD da marca alemã, ou seja, uma versão modificada de um design já existente.
O novo Opel Manta GSe ElektroMOD vem com um motor eléctrico de 108 kW (147 cavalos e binário de máximo de 255 Nm) e duas opções de transmissão – manual, como no Manta original, de quatro velocidades; e automática. A tracção é traseira.
A bateria de 31 kWh dá ao Manta uma autonomia média de duzentos quilómetros, sendo que o carregamento também pode ser feito com as travagens; de forma tradicional, ligado à tomada, este automóvel fica “atestado” em quatro horas, diz a Opel.
Interior clássico com toque futurista
Esta versão GSe ElektroMOD segue também outra tendência dos eléctricos revivalistas: a cor amarela, que também é uma das opções do Honda E, com o detalhe de o capot vir em preto.
No cocktpit, há dois ecrãs de doze e dez polegadas, colunas da Marshall, bancos desportivos e um volante da Petri clássicos – ambos com uma faixa amarela. Para já, ainda não há data de lançamento ou previsão de preços para o novo Opel Manta GSe ElektroMOD.