Xao Xao: o novo restaurante virtual de Lisboa junta «alma portuguesa» ao chow mein e ao pato à Pequim

©Xao Xao
©Xao Xao

Fica na zona de São Bento, em Lisboa, e é apenas uma cozinha, tal como acontece com outros restaurantes virtuais. O Xao Xao junta Portugal e China em caixinhas.

O Xao Xao é o mais recente restaurante virtual em Lisboa, uma tendência que começou em 2019 com o Savage de Olivier. Em três anos, apareceram mais alguns, como o Olivia, o Amor Y Odio e o Altravolta – com gastronomia chinesa, este será mesmo o primeiro do género.

Aqui, o conceito é a confort food, onde se «explora a riqueza da gastronomia chinesa» e se junta a «alma portuguesa», explicam os chefs responsáveis Jorge Redondo e Pedro Almeida, que conquistou uma Estrela Michelin no Midori, em 2018.

Um dos exemplos desta mistura de sabores é o Pato à Lisboa, uma «reinvenção» do Pato à Pequim. Este prato vem com uma paratha (pão achatado, semelhante ao nan indiano) recheada com pato, pickle de pepino e alho francês crocante.

Encomendas no site ou pelas apps de entregas

Entre as outras opções deste novo restaurante estão, como entrada, os Wonton XaoXao (bolinhos de massa recheados com carne de porco, queijo cheddar e cebola caramelizada, acompanhado por molho de ostras fumado) e os pratos principais Chow Mein de Frango Panado, Tofu Kung Fu e Noodles de Camarão e Frango.

©Xao Xao
©Xao Xao | O Pato Lisboa é uma das entradas do Xao Xao: custa 6,50 euros.

Para sobremesa há Crepe com Nutella e Banana e Salada de Frutas (com líchia, pêssego, wonton crocante e amêndoa torrada); a clássica cerveja Tsing Tao é uma das opções para beber, além de alguns chás.

O Xao Xao tem um site próprio para encomendas (na plataforma Kitch, que também é usada por outros restaurantes), mas está igualmente presente na UberEats, Glovo e Bolt Food. Além do delivery, o take-away também é uma opção.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].