Dirk Niepoort e Ljubomir Stanisic juntam-se para lançar um vinho alentejano e ‘sem maneiras’

O vinho Sem Maneiras é inspirado no nome do restaurante de Ljubomir, em Lisboa, e será uma edição limitada de um vinho DOC de Portalegre.

Já havia o restaurante 100 Maneiras e agora há o vinho Sem Maneiras. Este novo tinto alentejano, de Portalegre (2017) é o resultado da mais recente parceria entre Dirk Niepoort e Ljubomir Stanisic, que já tinha dado outros frutos: Bicho do Mato e Mó.

O Sem Maneiras nasceu no Verão de 2020, durante um jantar entre o produtor e o chef. Na altura, Dirk Niepoort apresentou «três amostras do vinho de Portalegre, com estruturas diferentes para que Ljubomir escolhesse o «mais gastronómico».

©Niepoort
©Niepoort | O Sem Maneiras é um ‘vinhão’ de Portalegre, colheira de 2017.

A escolha acabou por recair sobre o que agora é posto à venda, em exclusivo no Continente, por 12,99. O Sem Maneiras foi criado a partir de vinhas velhas do Alto Alentejo e, segundo o produtor, tem «notas balsâmicas e florais, sobre uma base de frutos vermelhos»; na boca é «redondo, elegante e com um excelente equilíbrio de acidez».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].