O MAAT, em Lisboa, tem três novas exposições sobre o planeta Terra que podem ser vistas a partir de 5 de Abril, o dia em que os museus podem reabrir.
Aquaria – Ou a Ilusão de Um Mar Fechado; X Não é Um País Pequeno – Desvendar a Era Pós-Global; e Earth Bits – Sentir o Planeta. Estas são as três novas exposições que o MAAT preparou para o dia de reabertura e que ficam patentes até 6 de Setembro.
Aquaria tem a curadoria de Angela Rui e mostra uma reflexão sobre «possibilidades e novas questões» que o «repensar da relação dos humanos com o mundo marinho poderia enfrentar». Esta exposição mostra ainda um filme de Armin Linke sobre os bastidores do Oceanário de Lisboa.
Em X Não é Um País Pequeno (curadoria de Aric Chen e Martina Muzi) podem ver-se nove projectos de design, arquitectura e arte que «articulam e criticam o estado actual e convoluto do mundo a partir de múltiplas perspectivas geográficas». A exposição quer promover o debate sobre a «actual condição pós-global».
Finalmente, Earth Bits é uma instalação de arte do estúdio de Milão dotdotdot feita com a colaboração da Agência Espacial Europeia, da Agência Internacional de Energia e com o apoio da EDP. O objectivo é mostrar os «efeitos aniquiladores» das emissões gases de efeito de estufa na vida do planeta.
Nos dias 24 e 25 de Abril, o MAAT recebe ainda uma programação especial com a participação dos curadores e artistas responsáveis por estas três novas exposições, com «eventos ao vivo, conversas e performances», diz o museu.