Em 2020, o Portal da Queixa recebeu mais de 3300 reclamações contra apps de delivery. A Uber Eats está na zona vermelha, enquanto a Glovo parece estar a ganhar créditos.
O ano de 2020 serviu para, mais que nunca, por as apps de entrega de refeições em casa à prova: com o fecho ao público de muitos restaurantes durante o período do confinamento de Março e Abril, Glovo e Uber Eats foram, muitas vezes, a alternativa não só nestes meses, mas ao longo do ano.
Contudo, isso acabou também por se reflectir nas queixas dos clientes destas apps – o Portal da Queixa diz ter recebido 3314 reclamações entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2020, um aumento de «200% face a 2019». O mês em que o site recebeu mais queixas foi Dezembro: 488.
Aqui, a “campeã” das reclamações é a Uber Eats: 77% da pessoas se mostraram descontentes com o serviço prestado usaram esta app (cerca de 2390). Sobre a Glovo, queixaram-se 21%, mas esta app registou um crescimento de queixas quase três vezes superior ao da Uber: mais 465% contra 155%.
Taxa de resposta da Glovo é quase de 100%
De acordo com o Portal da Queixa, a reclamação mais comum é o ‘atraso na entrega’, com 28%, com ‘pedido de reembolso’ muito perto, com 27,5%. Na lista estão ainda os ‘produtos em falta (16,4%) e a dificuldade em usar ‘códigos de desconto’ (10,9%).
O site revelou ainda dados sobre o índice de satisfação dos clientes: aqui, a Glovo parece estar convencer, com 65.5 pontos, contra 52.2 da Uber Eats. A taxa de resposta da app espanhola também está em alta, com 99,1%; a da Uber é de 67,1%. Ainda assim, a taxa de solução é maior na Uber Eats: 33,4 contra 23,5 % da Glovo.