Quase 20 mil casos e 300 mortos: os números de hoje serão mais um recorde de COVID-19 em Portugal?

@Mufid Majnun
@Mufid Majnun

Os números relativos ao impacto da pandemia de COVID-19 em Portugal já andam a circular em vários grupos de Facebook e WhatsApp e apontam para mais um recorde diário. A DGS já veio desmentir que estes números sejam verdadeiros.

No dia em que António Costa se preparar para decretar o fecho de escolas, creches, universidades e todas as outras instituições de ensino, os números da pandemia de COVID-19 em Portugal devem atingir mais um recorde, se a informação a que o TRENDY teve acesso estiver correcta.

Os últimos dias têm sido sempre marcados pelo crescimento do número de contágios e óbitos com testes positivos de COVID-19, e hoje, os valores apontam para 19 890 casos e mais de 300 mortos – este número não é, claro oficial, sublinhe-se. Aliás, a DGS já emitiu uma nota a desmentir esta informação.

Os valores estão a circular em vários grupos de WhatsApp e de Facebook. De resto, é uma situação que tem acontecido recentemente: logo de manhã, muito antes de os meios de comunicação sociais terem acesso aos números oficiais, transmitidos pela DGS, a informação é partilhada nas redes sociais.

COTEC e Nova IMS falavam em menos de dez mil casos

Caso esta tendência se mantenha, as previsões de abrandamento da COTEC e da Nova IMS não se vão confirmar: na passada semana tinha sido contrariada a tese do epidemiologista Manuel Carmo Gomes, que avançava com a possibilidade de se chegar a catorze mil casos diários nas duas últimas semanas de Janeiro.

Segundo a COTEC e a Nova IMS o que deveria acontecer era precisamente o contrário: a partir de hoje (21 de Janeiro), os casos iriam começar a descer, para menos de dez mil e, no fim do mês, para menos de nove mil, números que dificilmente se vão confirmar.

ACTUALIZAÇÃO
Os números oficiais da DGS mostram valores abaixo dos que circulavam nas redes sociais: 221 óbitos e 13 544 casos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].