Nova IMS e Cotec contrariam Infarmed: casos de COVID-19 vão começar a diminuir na próxima semana

©Martha Dominguez de Gouveia
©Martha Dominguez de Gouveia

Ao contrário do que disse o epidemiologista Manuel Carmo Gomes na mais recente reunião do Infarmed, a Nova Information Management School diz que os casos de COVID-19 vão baixar.

São duas previsões opostas em relação à evolução de casos de COVID-19 em Portugal. Depois de o epidemiologista Manuel Carmo Gomes ter avançado que, nas próximas semanas, o número diário de infectados deve chegar aos catorze mil, a Nova IMS e a Cotec avançam o contrário.

A meio de Dezembro, a universidade Nova IMS e Cotec tinham já previsto que o número de internados iria reduzir 20% no final do ano, o que, de facto, veio a acontecer: de 3206, este número baixou para os cerca de 2300 no dia 1 de Janeiro – ainda mais que os 20% da previsão inicial.

Desta vez, Nova IMS e Cotec garantem que os casos de contágio vão registar um «movimento descendente no espaço de dez dias», com o declínio a começar a partir de 21 de Janeiro, com valores «abaixo dos dez mil casos».

Óbitos e internados continuam a subir em Janeiro

Relembre-se que, segundo Manuel Carmo Gomes, Portugal só iria regressar a valores de casos positivos de COVID-19 pós-Natal em oito semanas, ou seja, na segunda semana de Março. Contudo, para a Nova IMS e Cotec, isto acontece mais cedo: «No final de Janeiro a incidência deverá ser inferior a nove mil casos diários», garante Pedro Simões Coelho, professor catedrático na universidade e coordenador do modelo COVID-19 Insights.

Em sentido contrário, está a evolução dos internamentos e dos mortos. Até ao final de Janeiro, os primeiros casos devem chegar aos 6400 (com 900 pessoas em cuidados intensivos); já em relação aos óbitos, a previsão aponta para os 2600 «adicionais até ao final do mês».

Relembre-se que o dashboard COVID-19 Insights que mostra todos os números e a evolução da pandemia é de consulta livre e pública, aqui.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].