Os melhores passatempos para jogar com amigos ou família

©Pixabay
©Pixabay

As novas tecnologias estão aplicadas na nossa vida para ajudar no trabalho, nos ensinos e com as compras. Também são uma boa ajuda para conectar com a família que está longe e sentir-se perto dela ou jogar online porque existem muitos tipos de jogos para todas as idades.

Mas quando temos a grande sorte de ter a família e amigos perto são muitas as opções para se divertir nas sobremesas e passar um bom tempo jogando e rindo. Quem não se divertir e relembrar momentos de sua infância jogando com os seus filhos com algum jogo de tabuleiro ou de cartas? Aqui temos uma lista dos jogos mais populares.

Jogos de cartas
As cartas são uns dos elementos mais utilizados no mundo para jogar com a família ou com os amigos. Vários são os mais conhecidos como a paciência, que é o jogo de cartas solitário que todo mundo jogou alguma vez. Atingiu sua maior popularidade desde que foi incluído no Microsoft Windows, sendo o jogo de cartas mais popular para o computador. O único que precisa é um baralho de 52 cartas que são colocadas por filas, sendo a primeira de 7 cartas viradas para baixo, logo 6 e sucessivamente até ter somente um monte de 1 carta.

Outro dos jogos de cartas que também é jogado por milhões de pessoas em todo o mundo é o Bridge. Trata-se de um jogo onde cada jogador tem 13 cartas e joga-se em duplas, sendo o vencedor o melhor de três partidas.

Dobble é um jogo de cartas de acuidade visual que é muito popular nos últimos anos onde deve ser encontrado um símbolo que está repetido na seguinte carta. Ganha o jogador que mais símbolos encontre. Existem diferentes versões para crianças e para adultos.

O poker também se encontra nos jogos de cartas mais populares no mundo. Não somente para jogar com os amigos em casa. Esta disciplina está em voga e até existem jogadores de poker profissionais que competem em vários torneios, contam com patrocinadores importantes, treinamentos e um ranking dos melhores. Há vários jogos de cartas do poker, mas o blackjack ou o texas holdem poker são talvez os mais jogados.

Jogos de tabuleiro
Dentro dos jogos de tabuleiro, os que são mais populares e atingem os primeiros postos são o xadrez, parchis, cluedo, batalha naval, monopólio e palavras cruzadas (Scrabble).

O xadrez é um jogo mental de dois jogadores onde a habilidade de cada um é importante ao igual que o conhecimento dos diferentes movimentos das peças para conseguir ganhar ao adversário. Sua história é muito antiga, sendo o atual jogo do sudoeste da Europa no século XV.

O parchis nem precisa ser descrito porque é conhecido por todo o mundo. O jogo está baseado em outro jogo, o “pachisi” criado no século XVI na Índia. Para jogar é preciso um tabuleiro, quatro fichas ou peões e dois dados para cada jogador que podem ser desde dois até quatro.

O Cluedo, o jogo de mistério onde deve ser descoberto o assassino é outro dos mais populares e divertidos. Todo o mundo trata de jogar a ser detetive para descobrir quem foi o assassino através de várias cartas de investigação.

Batalha naval consiste em adivinhar onde estão os navios do adversário no tabuleiro que está formado por duas grelhas. Uma delas é para colocar os próprios navios e a outra para colocar as diferentes marcas que indicam se houver ou não alguma parte dum navio.

O clássico jogo do monopólio está baseado numa cidade onde podem ser compradas ruas, casas, hotéis e empresas com o dinheiro do jogo. Também podem ser vendidas para outro jogador. Ao longo da história do jogo foram lançadas várias edições especiais como a de Stranger Things.

Dentro dos jogos mais conhecidos e jogados em quase todas as partes do mundo está o Scrabble ou palavras cruzadas. O número de jogadores pode ser de dois a quatro e devem tentar formar diferentes palavras com as fichas do jogo que são colocadas no tabuleiro em diferentes disposições. Podem ser usadas algumas das letras que já estão colocadas junto com outras novas. O jogo data de 1938.

Emmet Brickoswki
Emmet Brickowski, o protagonista do Filme LEGO, está no Trendy para escrever sobre tudo o que lhe pedirmos. É um verdadeiro polivalente e tanto o vai a ver a escrever sobre desporto ou sobre pneus de automóveis. Everything is awesome!