Costa Nova: há um álbum de música portuguesa de discoteca para ouvir grátis no Bandcamp

©Costa Nova
©Costa Nova

Em Setembro de 2019, dois amigos irlandeses passaram os últimos dias de férias em Aveiro. O que encontraram numa casa alugada transformou-se numa colectânea de pérolas da música nacional.

À primeira vista, parece obra do podcast Brandos Costumes, da Antena 3, mas não. Dois amigos irlandeses que têm como hobby andar à caça de discos de vinil raros (record diggers) encontraram um verdadeiro tesouro em Portugal.

Durante os últimos dias das suas férias, em Setembro de 2019, a dupla ficou numa casa alugada na Costa Nova (Aveiro) e foi aí que se deu a descoberta. Esta casa era de um antigo DJ de uma rádio local, que tinha uma colecção privada de discos, principalmente com música dos anos oitenta.

Álbum pode ser ouvido gratuitamente no Bandcamp

Os dois amigos interessaram-se por ela e fizeram a proposta ao ex-DJ para digitalizar alguns vinis: o resultado é uma compilação de treze temas de atlantic disco e boogie, que pode ser ouvida de forma gratuita no site Bandcamp. «Ele nem tinha um gira-discos, por isso fizemos isto também para que ele as pudesse voltar a ouvir», dizem os record diggers irlandeses.

Segundo os mesmos, estes temas são de uma altura em a música era «despolitizada e ficada apenas nas emoções». Na colectânea Costa Nova: Atlantic Disco & Boogie From Portugal 1982-1989 podemos ouvir algumas destas pérolas encontradas pelos irlandeses, como Já Pode Ser Tarde do Quinteto Paulo de Carvalho, Trouxe Comigo Ilusões de José Cid ou Rap in Salsa de David Ferreira.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].