Brandos Costumes: este podcast sobre música portuguesa desconhecida é o melhor de 2020

©Brandos Costumes / Angelina Velosa
©Brandos Costumes / Angelina Velosa

A pandemia não travou os Prémios Podes que tiveram mais uma edição este ano, com um mix entre sessões presenciais e online. O grande vencedor foi Brandos Costumes, da Antena 3.

Com mais cinco categorias a concurso que em 2019, os prémios que distinguem os melhores podcasts nacionais regressou no Outono e distribuiu quinze prémios.

O sucessor de Fumaça (um projecto de jornalismo independente) como Melhor do Ano foi Brandos Costumes, um podcast de Pedro Paulos, Angelina Velosa e Marta Rocha sobre música portuguesa desconhecida.

O podcast Brandos Costumes começou no Verão de 2018 e tem edições semanais que passam na Antena 3. Também é possível ouvir os episódios com autênticos tesouros perdidos da música nacional no Spotify, Apple Podcasts, RTP Play e Mixcloud. Além de ter sido considerado o Melhor do Ano, Brandos Costumes ganhou ainda a sua categoria: Cultura e Entretenimento.

Fumaça e Histórias da Bola fizeram a dobradinha

Contudo, o vencedor de 2019 voltou a ser um dos destaques de 2020: Fumaça conquistou os prémios de Melhor Podcast de Informação/Educação e de Entrevista. O outro podcast que “bisou” foi Histórias da Bola para Adormecer, de Márcia Pacheco: Storytelling e Desporto.

A lista completa de vencedores pode ser vista no Instagram oficial do Festival Podes.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].