Pistácios, licores, especiarias e… folhas de ouro comestíveis: está tudo no Bolo Rainha do The Oitavos

@The Oitavos
@The Oitavos

A sugestão do hotel de Cascais The Oitavos para este Natal é um Bolo Rainha (que mais parece um Bolo Rei) cheio de ingredientes, em que o destaque são as folhas de ouro comestíveis.

É uma criação de Joaquim Sousa, que em 2015 criou uma sobremesa, a Flor de Chocolate, que se tornou viral e que foi a escolhida para uma prova de eliminação do MasterChef Portugal. Desta vez, a criação do chef pasteleiro do The Oitavos é mais tradicional, mas ainda assim com ingredientes mais inusitados.

Habitualmente, o Bolo Rainha é uma alternativa para quem não gosta do Bolo Rei e de fruta cristalizada, mas esta versão de Joaquim Sousa inclui vários ingredientes que acabam por fugir a essa “normalidade”: além dos frutos secos, há pistácios, figos, framboesas e… folha de ouro comestível.

Bolo Rainha do The Oitavos custa 35 euros

Incluir folhas de ouro comestível (ambas de 24 quilates) não é uma novidade em Portugal: o conceito já foi usado, pelo menos, por duas marcas: a MyIced aplicou-a a um gelado de carvão activado (o Eclipse Deluxe) e o Hard Rock Café teve à venda o 24-Karat Gold Leaf Steak Burger para comemorar o seu aniversário, em 2019.

De resto, o Bolo Rainha do The Oitavos (tem 1 kg), é feito com uma base de massa de bolo lêvedo, «aromatizada com cocktail de bebidas licorosas e especiarias». Para encomendar este doce de Natal (disponível até 6 de Janeiro de 2020), pode usar o email [email protected] ou do telefone 214 860 606 – o preço é de 35 euros.

Ipsylon - The Oitavos Hotel Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].